Detentora dos dois maiores resorts do Brasil, Rio Quente Resorts, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia, além de um parque aquático, o Hot Park, também em Goiás, a Aviva deu início, ainda em 2023, a um plano ambicioso: posicionar seus ativos como destinos turísticos até 2028. Com um plano bilionário, a marca projeta investir cerca de R$1,2 bilhão em obras que vão renovar as opções de hospedagem, atrações de entretenimento e adicionar ativos à marca ao longo deste período.
Vale destacar que, em 2023, o Hot Park recebeu 430 mil visitantes e superou o valor de R$1 bilhão de faturamento. Para 2024, a meta é passar dos 470 mil visitantes e superar o valor arrecadado. Segundo Edson Cândido, diretor de Marketing e Vendas da Aviva, o parque aquático tem capacidade para acomodar até seis mil pessoas por dia, mas a Aviva trabalha com o máximo de quatro mil visitantes diários para que a experiência do cliente seja preservada.
“Brasileiro viaja muito nos feriados e nosso público é, em sua grande maioria, nacional e de lazer. Então, a partir de uma consultoria nós já sabíamos que este seria um ano desafiador pelo número de feriados. Mas, com a consultoria, foram desenhadas as janelas de oportunidades e, a partir disso, trilhamos nossa composição orçamentária deste ano. Nossa estimativa é crescer, em média, 13% na venda de hospedagem e ingressos do parque comparado ao ano passado”, contou Edson.
De acordo com Edson, planejar estratégias de crescimento a cada cinco anos é uma prática comum da marca. Mas, com a pandemia, os planos foram adiados e somente no ano passado é que este acompanhamento pode ser retomado.
A construção do Maraé e Rangará, restaurantes com serviço a la carte e buffet localizados dentro do Hot Park, deu início ao ciclo de reposicionamento. Juntos, os empreendimentos receberam cerca de R$ 19 milhões em investimento, e vão contribuir na transformação do parque aquático em um destino independente do Rio Quente Resorts. “Já queríamos trazer uma experiência de gastronomia que vai além de fazer um lanche em um parque aquático, e com a campanha de reposicionamento que será lançada após o carnaval, as melhorias são imprescindíveis para suportar a mudança”, explicou Cândido.
“A gente quer que as pessoas olhem para o Hot Park como uma opção de destino. E, a partir daí, elas escolhem a hospedagem que mais atende às suas necessidades. Isso beneficia, inclusive, o ecossistema no entorno do Rio Quente Resorts.”
Em paralelo, já foram iniciadas as obras de atualização do Hotel Pousada, localizado também no complexo do Rio Quente. A reforma está sendo realizada por etapas e o hotel não fechará durante o processo. Em seguida, é a vez do Hotel Turismo e Hotel Giardino serem renovados. O Hotel Cristal será o último do complexo a passar por manutenção e ajustes, já que o Hotel Luppi já foi completamente renovado.
Já no complexo Costa do Sauípe, na Bahia, a ala Sol será fechada e receberá um dos maiores investimentos do complexo, algo em torno de R$77 milhões de reais para a atualização do ativo. Entre 2025 e 2026 será renovada a ala Mar, que já recebeu R$10 milhões em reforma para suportar o fechamento da ala Sol. A ala Terra, que é o principal resort de Mice, com um público de eventos, será o último a ser renovado.
Toda a renovação de produtos e ativos é realizada no intervalo 2023-2028, prazo estabelecido no planejamento da Aviva e que demarca, também, o ano de inauguração do novo parque aquático do grupo.
Storytelling e tematização formam o conceito dos parques
O Hot Park Baía das Tartarugas, que está sendo construído no complexo da Costa do Sauípe, na Bahia, recebe esse nome em referência às tartarugas marinhas que são encontradas na região, além do trabalho realizado em parceria com o projeto Tamar na desova e soltura da espécie. Edson adiantou que o parque será temático e o storytelling será guiado pela personagem Marina, uma tartaruga-verde que faz parte da Turminha da Zooeira, um grupo de animais que diverte e educa ambientalmente hóspedes e visitantes dos destinos da Aviva.
“Em Goiás, a personagem principal é a Lara, uma arara, uma ave que simboliza o cerrado. Já no novo parque aquático, a protagonista será a Marina, uma tartaruga que vai conscientizar o público sobre a questão ambiental, abordando temas como ESG, preservação da natureza e desova das tartarugas, que é um trabalho que temos em parceria com o Projeto Tamar lá na Bahia”, explicou Cândido.
Seguindo o mesmo estilo do Hot Park Rio Quente, o novo parque aquático também terá as piscinas aquecidas. No entanto, as águas passarão por um processo artificial para manter a temperatura elevada, diferente do que ocorre em Goiás, onde a água é aquecida pelo processo de geotermia – que utiliza o calor proveniente do interior da Terra.
O parque está sendo construído em uma área de 100 mil m², com o investimento de R$ 350 milhões e um prazo de três anos para a inauguração. O grupo espera receber até sete mil pessoas por dia no Hot Park Baía das Tartarugas que, além de ter uso ilimitado para hóspedes do complexo, também vai funcionar no formato day use.
Enquanto o novo parque não é inaugurado, o holofote se volta para o Hot Park em Goiás. O parque também será tematizado e contará com três ilhas, chamadas de land, que contarão uma história de cunho educativo ambiental. “A gente já faz um movimento estratégico para fortalecer a Turminha da Zooeira. Os personagens terão voz e ganham personalidade ainda mais definida. Eles vão ganhar até um desenho animado!”, comemorou Edson.
O gestor afirma que a reforma do ativo é importante para comunicar o posicionamento do produto no mercado e atrair públicos diferenciados. “Hoje a gente atende um público bem diversificado, mas também queremos atrair um público que não olhe tanto para o preço e preze pela experiência e qualidade”, contou Cândido, citando as super experiências que os clientes encontram nos destinos da Aviva: “O Parque das Fontes, no complexo Rio Quente, que entrega piscinas de águas quentinhas que funcionam 24h por dia; e a Vila Nova da Praia, em Sauípe, que remete a uma vila do interior com a cultura e tradição da região, com uma quermesse e parque de diversão.”
Novos modelos de negócios
A aviva está apostando na diversificação de produtos como um desejo para o futuro da marca. A primeira grande aposta é o InCasa Residence Club, um complexo de habitações individuais localizado no complexo do Rio Quente, com estrutura e acesso privativo, além de uma vista espetacular para a Serra de Caldas Novas. A pretensão da aviva é consolidar este modelo para, depois, expandir em parceria com outras marcas em outros destinos pelo Brasil.
A ‘ultra personalização’ é o conceito que norteia este projeto, sendo uma uma inovação para a Aviva, que tem o sistema de meia pensão no Rio Quente Resorts e, em Sauípe, tem o sistema All Inclusive. No In Casa o cliente conta com todo o serviço de um resort, mas conta com o poder de personalizar toda a experiência que terá durante a estadia. O projeto tem imóveis para oito, dez ou 12 pessoas e já tem cotas à venda para 25 anos usufruindo de suas semanas ao ano.
“O cliente tem a casa dele, onde pode cozinhar e pedir as compras no empório do In Casa, pode pedir o café da manhã pelo telefone como em um hotel, ou ainda, chamar um chef ou um churrasqueiro para preparar uma refeição na sua cozinha. É isso que chamamos de hiper personalização, onde o cliente terá suas necessidades atendidas, por mais exclusivas que sejam”, explicou o gerente de Marketing.
O segundo modelo de diversificação de negócio é a multipropriedade, já conhecida pelo setor turístico. Ainda neste ano, será lançado na costa do Sauípe, onde a atual Ala Água será transformada no projeto imobiliário. “Esse mercado já tem 11 anos, então acompanhamos todos os aprendizados ao longo deste tempo para construir um projeto que fosse diferenciado e tivesse todos os acertos que o cliente pede nesse modelo de negócio”, adiantou.
Edson explicou também que estes projetos não são prioridades da Aviva no planejamento 2023-2028, que guia a reestruturação e reposicionamento da marca, mas é um desejo da marca para o futuro. “É um modelo de expansão, estaremos presente em outros mercados com estratégias secundárias”, pontua.
Celebração entre parceiros
A segunda edição do Aviva Celebra reuniu mais de 150 agentes de viagens em uma programação que contou com gincana, shows, momentos de network e muita diversão, coroada pela premiação Top Performance, que reconhece parceiros dos destinos da Aviva.
Ao total, foram premiados mais de 50 parceiros e agentes de viagens em seis categorias: Agências, Mice, Operadoras, OTAs, Parques e Incentivo Celebra, categoria que estreou neste ano e premiou agentes de viagens que mais fizeram reservas para os destinos do Rio Quente Parque & Resorts.
“Hoje o mercado de Turismo olha muito para o trade como estratégia de distribuição. Você tem ali uma relação preço-distribuição muito forte. A Aviva olha de uma forma diferenciada, que se conecta com o planejamento de cinco anos e trabalha muito mais a exposição de marca. Nossos parceiros fazem isso todo dia, divulgando e posicionando nossos destinos”, contou Cândido.
O evento tem o objetivo de premiar os top performances mas, principalmente, criar conexões de inovação, montar estratégias diferentes e conectar-se com os agentes de viagens e empresas. “De uma forma divertida, com entretenimento, trabalhamos as informações dos nossos produtos para que eles levem para as equipes”, frisou Edson, que completa ainda afirmando que a parceria é a chave para o sucesso.
“O evento teve a Conexão como tema e eu fiz questão de visitar cada agência que participaria do evento, ainda no início do ano, para uma rodada de conversa e alinhamento para o ano de 2024. A intenção é manter esse vínculo como uma comunidade”, conclui.
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