Após quatro anos sem ser realizada, a Regata Salvador-Mutá retornou ao calendário do turismo náutico da Bahia, no último sábado (27), com a participação de 350 velejadores da Bahia, Sergipe, São Paulo e Paraná. Eles fizeram o trajeto de 45 quilômetros pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, incluindo passeios turísticos pela região, antes e após a competição.
A Marina da Penha, na Ribeira, serviu de base de apoio para a prova, com saída da capital nas proximidades da Ilha de Maré. A chegada foi no atracadouro de Mutá, em Jaguaripe, com manifestações culturais da localidade durante a premiação. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que construiu os equipamentos náuticos, também patrocinou o evento, como parte das ações de incentivo ao segmento.
“Todos estavam com saudade da regata, que não era realizada desde 2019. Voltamos num momento em que a Baía de Todos-os-Santos possui equipamentos modernos para as embarcações, oferecendo conforto e segurança aos velejadores, além de fortalecer o calendário de eventos do turismo náutico, que tem recebido apoio do Governo do Estado”, destacou o organizador da competição, Marcelo Fróes.
Em Mutá, atletas e acompanhantes tiveram receptivo do Hotel Fazenda Recanto, onde eles fizeram pernoite. “Foi um prazer contribuir para o sucesso da regata, que não pode deixar de acontecer, vendo o belo píer de Mutá movimentar o turismo. Estaremos sempre prontos para acolher os visitantes”, declarou a proprietária do hotel, Tânia Andrade.
“Fomos bem recebidos e surpreendidos pela infraestrutura. O atracadouro é bem instalado, oferece comodidade e segurança no desembarque e eleva a experiência náutica a um novo patamar”, elogiou o velejador Alexandre Caldeira, de Sergipe.
Além da Regata Salvador-Mutá, outros eventos movimentaram o turismo baiano, de sexta-feira (26) a domingo (28), com o apoio da Setur-BA. Nos Caminhos do Sertão, a 23ª Feira Agropecuária de Irecê recebeu quase 30 mil visitantes, com R$ 50 milhões em negócios. Nos Caminhos do Sudoeste, aconteceu a 18ª Vaquejada de Iuiu, que atraiu centenas de moradores de cidades vizinhas. No mesmo período, houve o “Balanço do Recôncavo”, no Espaço Hansen Bahia, em Cachoeira, com oficinas de maculelê e capoeira; o Seminário Trânsito e Vida, no Teatro Municipal de Ilhéus, na Costa do Cacau; e o encontro feminino “Empodere-se na Segurança Pública” e a Caminhada Cultural Contra Intolerância Religiosa, em Salvador.
Agenda