BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Capital do Forró: Caruaru transforma o São João em potência cultural e econômica

Caruaru (PE) – O São João de Pernambuco é uma celebração que transcende o tempo e as fronteiras culturais, e Caruaru, conhecida como a “Capital do Forró”, se destaca como o maior epicentro dessa tradição. Localizada a cerca de 130km do Recife, capital do estado, a cidade que também é conhecida como a “Princesinha do Agreste” costuma receber mais de 1,5 milhão de visitantes ao longo do período de festejos juninos – que, inclusive, foi ampliado para 72 dias em 2024, tendo início em abril e se estendendo até o fim de junho.

Para quem visita a cidade neste período vale a dica de explorar tudo que o destino tem a oferecer, desde a gastronomia às mais variadas opções de museus e acervos culturais. Como polo de cultura e artesanato, Caruaru se destaca nas esculturas. Berço do mestre Vitalino, artesão pernambucano que tem obras expostas até no Museu do Louvre, em Paris (França). A cidade conta com diversos museus que expõem sua história e suas produções artísticas, como a música.

A feira de Caruaru, considerada uma das mais importantes feiras do Brasil, é um dos principais atrativos turísticos da cidade e detém o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2006. Vale a pena se perder pelos corredores de barracas e lojas ao mesmo tempo em que um mar de opções dos mais variados artigos dentre roupas, gastronomia, raízes e ervas medicinais e artigos que você nem pode imaginar. Já dizia Luiz Gonzaga ao cantar a música que leva o nome do centro comercial: “A Feira de Caruaru faz gosto a gente ver. De tudo que há no mundo, nela tem para vender.”

E quando o assunto é economia, o impacto do São João de Caruaru é significativo para o desenvolvimento da cidade. De acordo com dados da prefeitura, o evento injeta cerca de R$ 165 milhões na economia local, gerando mais de 7 mil empregos formais e impactando mais de 13 mil postos de trabalho. São mais de 1000 atrações artísticas e 2,5 mil atividades comerciais, a festa recebe em torno de 3,2 milhões de turistas todos os anos. “A aprovação do maior e melhor São João do mundo entre turistas e excursionistas é de 98%, lotando os leitos de hotéis locais”, destacou Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

A ampliação do período festivo para 72 dias também promete um impacto ainda maior no turismo e na economia local. “Isso é ótimo porque o impacto do turismo se estende por dois meses e duas semanas”, explica Diogo, destacando a importância do evento não apenas como uma celebração cultural, mas como um motor econômico essencial para a região. “No ano passado, tivemos uma receita turística de R$ 551 milhões só no período de São João, e este ano esperamos ultrapassar esse valor, recebendo cerca de 1,8 milhão de visitantes”, projeta o diretor.

Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco e Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Foto: Kamilla Alves

Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco destaca ainda a relevância que Caruaru tem como uma referência de São João nacional. “Tem um movimento cultural muito forte e agregado de pertencimento, então é um evento realmente que tem uma capilaridade para o nosso estado. Caruaru se transforma na “Capital do Forró” durante o mês de junho e temos o maior e melhor São João do Mundo, um evento de grande porte e de repercussão nacional organizado desde 1984 pela Fundação de Cultura de Caruaru”, explicou.

Voo do Forró: voo temático de São João já ambienta o visitante desde o aeroporto

Conforme anunciado pelo Brasilturis durante a 11ª WTM Latin América, a partir da próxima quinta-feira (13) será realizado o “Voo do Forró”, ação realizada pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Azul Linhas Aéreas, com capacidade para 70 pessoas. A aeronave temática no ritmo junino decola do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife, rumo ao Oscar Laranjeira, em Caruaru. A frequência semanal será ampliada, em dois voos diários saindo da capital pernambucana, com partidas às 8h e 16h05 com retorno de Caruaru para Recife, também diariamente, às 9h10 e 17h15.

Vale destacar que o trajeto entre as duas cidades dura aproximadamente 35 minutos de voo e agora passará a ser feito em aeronaves modelo ATR, e não mais no Cessna Grand Caravan, ampliando o número de assentos de 9 para 70 por voo.

O voo do Forró permanece até o fim de junho e vai estimular ainda mais o clima de São João. “Antes de chegar no próprio São João de Caruaru o visitante já vai ter uma experiência no ar”, concluiu Diogo.

O Brasilturis Jornal viaja a convite da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS