Caruaru (PE) – O São João de Pernambuco é uma celebração que transcende o tempo e as fronteiras culturais, e Caruaru, conhecida como a “Capital do Forró”, se destaca como o maior epicentro dessa tradição. Localizada a cerca de 130km do Recife, capital do estado, a cidade que também é conhecida como a “Princesinha do Agreste” costuma receber mais de 1,5 milhão de visitantes ao longo do período de festejos juninos – que, inclusive, foi ampliado para 72 dias em 2024, tendo início em abril e se estendendo até o fim de junho.

Para quem visita a cidade neste período vale a dica de explorar tudo que o destino tem a oferecer, desde a gastronomia às mais variadas opções de museus e acervos culturais. Como polo de cultura e artesanato, Caruaru se destaca nas esculturas. Berço do mestre Vitalino, artesão pernambucano que tem obras expostas até no Museu do Louvre, em Paris (França). A cidade conta com diversos museus que expõem sua história e suas produções artísticas, como a música.

A feira de Caruaru, considerada uma das mais importantes feiras do Brasil, é um dos principais atrativos turísticos da cidade e detém o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2006. Vale a pena se perder pelos corredores de barracas e lojas ao mesmo tempo em que um mar de opções dos mais variados artigos dentre roupas, gastronomia, raízes e ervas medicinais e artigos que você nem pode imaginar. Já dizia Luiz Gonzaga ao cantar a música que leva o nome do centro comercial: “A Feira de Caruaru faz gosto a gente ver. De tudo que há no mundo, nela tem para vender.”

E quando o assunto é economia, o impacto do São João de Caruaru é significativo para o desenvolvimento da cidade. De acordo com dados da prefeitura, o evento injeta cerca de R$ 165 milhões na economia local, gerando mais de 7 mil empregos formais e impactando mais de 13 mil postos de trabalho. São mais de 1000 atrações artísticas e 2,5 mil atividades comerciais, a festa recebe em torno de 3,2 milhões de turistas todos os anos. “A aprovação do maior e melhor São João do mundo entre turistas e excursionistas é de 98%, lotando os leitos de hotéis locais”, destacou Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

A ampliação do período festivo para 72 dias também promete um impacto ainda maior no turismo e na economia local. “Isso é ótimo porque o impacto do turismo se estende por dois meses e duas semanas”, explica Diogo, destacando a importância do evento não apenas como uma celebração cultural, mas como um motor econômico essencial para a região. “No ano passado, tivemos uma receita turística de R$ 551 milhões só no período de São João, e este ano esperamos ultrapassar esse valor, recebendo cerca de 1,8 milhão de visitantes”, projeta o diretor.

Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco e Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Foto: Kamilla Alves

Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco destaca ainda a relevância que Caruaru tem como uma referência de São João nacional. “Tem um movimento cultural muito forte e agregado de pertencimento, então é um evento realmente que tem uma capilaridade para o nosso estado. Caruaru se transforma na “Capital do Forró” durante o mês de junho e temos o maior e melhor São João do Mundo, um evento de grande porte e de repercussão nacional organizado desde 1984 pela Fundação de Cultura de Caruaru”, explicou.

Voo do Forró: voo temático de São João já ambienta o visitante desde o aeroporto

Conforme anunciado pelo Brasilturis durante a 11ª WTM Latin América, a partir da próxima quinta-feira (13) será realizado o “Voo do Forró”, ação realizada pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Azul Linhas Aéreas, com capacidade para 70 pessoas. A aeronave temática no ritmo junino decola do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife, rumo ao Oscar Laranjeira, em Caruaru. A frequência semanal será ampliada, em dois voos diários saindo da capital pernambucana, com partidas às 8h e 16h05 com retorno de Caruaru para Recife, também diariamente, às 9h10 e 17h15.

Vale destacar que o trajeto entre as duas cidades dura aproximadamente 35 minutos de voo e agora passará a ser feito em aeronaves modelo ATR, e não mais no Cessna Grand Caravan, ampliando o número de assentos de 9 para 70 por voo.

O voo do Forró permanece até o fim de junho e vai estimular ainda mais o clima de São João. “Antes de chegar no próprio São João de Caruaru o visitante já vai ter uma experiência no ar”, concluiu Diogo.

O Brasilturis Jornal viaja a convite da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).