Recife recebeu, nesta segunda-feira (01), um equipamento que vai estimular o turismo de lazer e negócios em seu centro histórico: o Novotel Recife Marina. Com 300 apartamentos, o hotel será classificado como 4 estrelas e abrirá para reservas a partir do dia 29 deste mês.
O empreedimento apresenta, em sua estrutura, um convite para que os viajantes corporativos estendam as diárias e aproveite a cidade junto com a toda a estrutura de lazer que o hotel oferece. “Recife carecia de um aparelho hoteleiro e turístico que não só atendesse o mercado corporativo, que já é segmentado na cidade. A ideia é atender essa demanda de pessoas que vem a trabalho e compor a estrutura também com o lazer. É fazer com que o turista possa aproveitar a sua estadia corporativa e ficar mais dias para conhecer os atrativos da cidade”, explica Gustavo Alves, gerente geral do Novotel Recife Marina.
Segundo Gustavo, no primeiro ano de funcionamento é esperada uma ocupação média entre 50% e 55%. São 300 apartamentos, incluindo 20 suítes com dois ambientes e uma varanda, que ocupam quatro dos cinco andares que tem o Novotel. Em sua arquitetura, o empreendimento tem inclinação de 59 graus e esquadrias e revestimentos de vidro importados. O hotel oferecerá serviços como academia, kids club, spa com jacuzzi e vista panorâmica para o Recife, bar, três restaurantes, além de um rooftop com piscina e um dispositivo que ajudará pessoas com deficiência motora a curtir um momento na água.
“O resgate dos centros históricos é fundamental para o crescimento de um estado. Aqui na nossa capital é um investimento inovador de altíssimo padrão, permitindo também um marco importante na recuperção do centro historico do Recife. São mais de R$ 200 milhões de investimento”, destacou Raquel Lyra, governadora de Pernambuco.
Raquel aproveitou o momento e enumerou outros equipamentos no entorno do hotel que vão receber reformas e melhorias como o Cais do Sertão, Centro de Artesanato e o Edifício Diário de Pernambuco – antiga sede do jornal local que recebe o mesmo nome.
“Quero agradecer à governadora e ao prefeito, que sempre apoiaram esse projeto. Essa colaboração, em especial aos investidores, está no dia a dia. É uma honra muito grande estar aqui. Entendo que quando estamos diante de um mesmo proposito reduzimos as barreiras entre publico e privado”, expressou Romero Maranhão Filho, empresário e sócio-investidor do Novotel Recife Marina. “Houve uma grande sinergia de interesse para o bem estar da cidade”, pontuou. Feliz com o investimento na cidade, João Campos, prefeito do Recife, corroborou com Romero: “O investimento precisa partir das duas frentes.”
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, também esteve presente na solenidade de inauguração do empreendimento. Na ocasião, ele destacou a importância da parceria público privada. “O que estamos vendo aqui hoje é um momento muito bonito da vida econômica e política do nosso estado […] a cada quatro turistas que chegam numa cidade é um emprego que é gerado para a população. Um empreedimento como esse produz economia e algumas riquezas para a cidade do Recife, sem sombra de dúvidas”, disse.
Marina e Centro de Convenções
Com capacidade para até 200 embarcações, a marina oferecerá infraestrutura para atracação e lojas de produtos e serviços náuticos. O acesso às embarcações será facilitado, independente do nível da maré, a partir de uma estrutura formada por píeres flutuantes que utiliza alumínio e madeira sintética.
Integrado ao Complexo, o Recife Expo Center será aberto ao público em agosto e está sendo erguido em uma área total de 8 mil m². Terá um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas. “O primeiro centro de convenções do Recife já nasce grande”, brincou João Campos, prefeito do Recife.
Gustavo Alves, gerente geral do Novotel Recife Marina, também contou ao Brasilturis Jornal sobre as expectativas para o primeiro ano de funcionamento. Dentre os fatores que cooperam para o sucesso do Novotel Recife Marina, está a integração entre os equipamentos. “O centro de convenções atrai grandes eventos para a cidade. É muito bom que o hotel olhe para frente nesse sentido, mas também já estamos abrindo agenda paraeventos de pequeno e médio porte. A Marina já contribui para o segmento de lazer, com a vista e todas as atividades que podem ser realizadas, mas também tem eventos como o Refeno, que trará visibilidade para o hotel”.
“O Novotel Recife Marina é mais que um hotel, é um cartão postal para a cidade. Vai agregar um píer para 200 embarações, três restaurantes e o Centro de Convenções, o primeiro da capital pernambucana, que irá atrair um grande público e transformar a região do centro do Recife a partir da captação de investimentos para a região”, falou Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco.
Para Loyo, a localização do empreendimento é um fator que favorece o turismo. “O Novotel Recife Marina fica em uma localização diferente dos tradicionais, que ficam em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, e otimiza a vida dos turistas que desejam conhecer o Litoral Norte do Estado, tendo um bom acesso para Olinda e Igarassu, por exemplo, onde está a igreja mais antiga do Brasil”, explicou.
Após a inauguração, o Novotel Recife Marina fará o gerenciamento de processos e treinamento das equipes até abrir as portas aos primeiros hóspedes no dia 29 de julho, quando será operado pela gestora hoteleira Atrio Hotel Management.
Agenda