O Grupo Qatar Airways acaba de relatar o melhor desempenho financeiro de seus 27 anos de história, anunciando lucros recordes em seu relatório anual para o ano fiscal de 2023/24. O relatório aponta lucros líquidos históricos de US$ 1,7 bilhão durante o ano fiscal de 2023/24, com uma receita total de US$ 22,2 bilhões, representando um aumento de US$ 1,3 bilhão – um aumento de 6% em comparação ao ano passado.

O Grupo gerou ainda uma forte margem EBITDA de 24%, de US$ 5,2 bilhões, cerca de US$ 0,3 bilhão a mais que no ano anterior, refletindo o foco contínuo do negócio na experiência do cliente, inovação, digitalização e sustentabilidade, resultando em operações simplificadas e ágeis em todas as áreas. Vale dizer que a companhia recentemente celebrou prêmio de “Companhia Aérea do Ano”.

Isso criou uma plataforma forte para o futuro dos negócios aéreos do Grupo, que transportaram mais de 40 milhões de passageiros durante o ano fiscal de 2023/24, um aumento de 26% em relação ao ano anterior. Como resultado, a receita de passageiros aumentou em 19%, com um aumento de capacidade de 21% , impulsionado por um maior fator de carga da companhia aérea, de 83%, resultando em um aumento sustentável na participação de mercado.

“Este último desempenho anual notável demonstra a flexibilidade e resiliência do Grupo Qatar Airways em navegar com sucesso em uma indústria global de viagens em constante evolução, e indica uma recuperação forte dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos”, afirma Saad Bin Sharida Al-Kaabi, ministro de Estado para Energia do Catar e presidente do Grupo Qatar Airways.

“Esses resultados financeiros muito fortes são uma prova da ambição e da direção clara que orientaram o progresso do Grupo Qatar Airways ao longo do ano financeiro de 2023/24″, comenta Badr Mohammed Al-Meer, CEO do Grupo Qatar Airways.

“Nosso foco contínuo em eficiência e experiência do cliente foi sustentado por um programa estratégico de crescimento de rede e expansão de frota, resultando nas maiores receitas e margens de lucro da história da companhia aérea. Também consolidamos nosso papel indiscutível como um líder-chave da indústria, mantendo nossa posição como a companhia aérea de escolha de milhões de passageiros em todo o mundo”, complementa Al-Meer.

“Esta conquista incrível é em grande parte graças ao esforço coletivo de toda a família do Grupo Qatar Airways, que trabalhou incansavelmente para atingir resultados tão estelares. Agora, precisamos usar isso como uma base sobre a qual construir nosso sucesso contínuo”, finaliza o CEO.

Privilege Club

O investimento no programa de fidelidade Privilege Club da Qatar Airways rendeu resultados significativos durante 2023/24, com a adesão aumentando em mais de 26%. O engajamento dos membros também atingiu níveis recordes, com a coleta de Avios crescendo em mais de 50%, enquanto os gastos com Avios cresceram em 75%, em um ano que testemunhou o lançamento de parcerias importantes na Índia, Arábia Saudita e Kuwait, além dos novos produtos interessantes no mercado doméstico.

Novos destinos

A rede da Qatar Airways cresceu para mais de 170 destinos em 2023/24, adicionando Al Ula, Neom e Tabuk, na Arábia Saudita; Lyon e Toulouse, França; Medan, Indonésia; e Trabzon, Turquia ao longo do ano. Isso se soma à retomada das operações para 14 destinos, incluindo Bahrein, Bahrein; Birmingham, Reino Unido; Pequim, Chengdu e Chongqing, China; Davao, Filipinas; Tóquio Haneda e Osaka, Japão; Marrakesh, Marrocos; Nice, França; Penang, Malásia; Phnom Penh, Camboja, Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos; e Yanbu, Arábia Saudita.

Portfólio global de patrocínios

O Grupo Qatar Airways também fez avanços significativos na expansão de seu portfólio global de patrocínios durante 2023/24. Os principais destaques incluem sua posição como Parceira Global de Companhia Aérea da Fórmula 1®; Parceira Oficial Global de Companhia Aérea do time de futebol italiano de primeira linha FC Internazionale Milano (Inter); a renovação da parceria com a FIFA até 2030; a parceria com o time de críquete Royal Challengers Bangalore (RCB) na Indian Premier League (IPL); e o papel do Grupo como Parceiro Estratégico Oficial da Expo 2023 Doha, o que elevou significativamente o perfil global do evento.