A Estância Turística de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, inaugurou a Estação Turismo: Centro de Recepção ao Turista, e a Revitalização do Centro de Guaratinguetá. A obra contou com R$ 2,78 milhões em recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
A inauguração contou com a presença de Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Marcus Soliva, prefeito de Guaratinguetá, Régis Yasumura, vice-prefeito da cidade, Dr. Mário Augusto Rodrigues Nunes, secretário municipal de Turismo de Guaratinguetá, Aline Damásio, secretária municipal de Cultura de Guaratinguetá, e Pedro Sannini, presidente da Câmara de Guaratinguetá.
A obra consiste na execução de serviços de implantação de receptivo turístico, contemplando espaço de convivência, cafeteria, sanitários masculino/feminino/PNE, banheiros, estacionamento para ônibus, pavimentação intertravada. Além de túnel para travessia dos turistas sob a linha férrea, iluminação externa, gradil metálico e vidro temperado para fechamento da área, paisagismo e acessibilidade.
“Guaratinguetá já possui um grande potencial para o turismo religioso, pois o local é lar do primeiro santo brasileiro, São Frei Galvão, e atrai diversos peregrinos todos os anos. Agora, com essa obra de melhoria na cidade, os visitantes serão recebidos com mais conforto, segurança e infraestrutura”, explica Roberto de Lucena, titular da Pasta de Turismo e Viagens.
Localizada a apenas 176 km da capital paulista, Guaratinguetá faz parte da Rota Turística da Fé. Inclusive, Guaratinguetá, em tupi-guarani, significa “muitas garças brancas”. Guará, como é carinhosamente conhecida, conta com uma população de 118 mil habitantes, dispõe de museus históricos e recebe visitantes, em especial, para o Turismo Religioso.
Em território guaratinguetaense, em 1717, foi recolhida das águas do rio a imagem de terracota de Nossa Senhora Aparecida, uma vez que, naquela época, Aparecida pertencia a Guaratinguetá. Foi inclusive no mesmo século que ali nasceu Frei Galvão, em 1739. Hoje, a casa onde ele viveu recebe cerca de dez mil visitantes por mês.
Ainda, quando a Estrada de Ferro Central do Brasil uniu São Paulo ao Rio de Janeiro, no século XIX, Guará teve uma estação e começou a crescer a tal ponto que ganhou um dos mais belos teatros do Vale do Paraíba. Atualmente, o local se tornou o prédio onde hoje está a Secretaria de Turismo.
Agenda