O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), entregou duas obras de infraestrutura turística em Ouroeste, município localizado a 588 quilômetros da capital paulista, na Região Administrativa de São José do Rio Preto. Os investimentos, que somam R$ 1.291.737,22, foram repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).
O Centro Comunitário Ouroeste (CCO) passou por uma revitalização que incluiu a implantação de novas estruturas, como sanitários/vestiários masculino/feminino/PNE, sala administrativa, portaria de acesso às piscinas, piscina acessível com equipamentos, iluminação das quadras esportivas e de areia, praça de alimentação, pergolado, fechamento da área com muros de alvenaria e melhorias na acessibilidade.
A Rua Bartolomeu Bueno também foi revitalizada. Os serviços realizados incluem a implantação de ciclovia, nivelamento das calçadas, implantação de estacionamentos e bolsões em bloquetes, mosaico português, drenagem pluvial, faixas elevadas, sinalizações e acessibilidade.
O cenário paisagístico do famoso Rio Grande, que passa pela cidade, é um dos locais mais visitados da região. O rio forma piscinas naturais de água cristalina, muito utilizadas por banhistas e pescadores, e é privilegiado por suas condições geográficas, geológicas e arqueológicas. “O destaque fica para o Museu Arqueológico Água Vermelha, que envolve nove mil anos de história e é o atrativo mais bem estruturado deste destino. Nele também funciona o CIT – Centro de Informações Turísticas, oferecendo monitoria e visita guiada aos sítios arqueológicos e ao acervo do museu”, informa Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Além disso, o turismo diversificado da cidade inclui o turismo rural no povoado de Arabá, que pertence ao território municipal de Ouroeste. Localizado a 18 km do município, o acesso ao povoado é facilitado pela Ponte Rodoviária viária ao Pantaninho (área alagada com paisagem semelhante ao Pantanal), ao Rio Grande e às corredeiras do Ribeirão Santa Rita.
Agenda