O programa Avião Solidário da Latam completou recentemente o transporte de 308 casas modulares doadas pela Agência da Onu para Refugiados (ACNUR) e mais de 2,4 mil pares de botas de borracha doadas pelo Governo do Peru para a população do Rio Grande do Sul (RS). Com estas ações, o programa alcança a marca de 200 toneladas de doações e 130 voluntários transportados gratuitamente desde 4 de maio de 2024.

O transporte das casas modulares, realizadas em três carregamentos entre Colômbia e Brasil, é fruto de uma parceria com o ACNUR, o Ministério das Relações Exteriores e o Governo Federal. Essas unidades habitacionais emergenciais são projetadas para oferecer mais dignidade e segurança às famílias abrigadas, acomodando de quatro a seis integrantes e com vida útil de três a cinco anos.

Adicionalmente, a Latam transportou mais de 2,4 mil pares de botas de borracha, doadas pelo Governo do Peru, para auxiliar na proteção de pessoas em áreas afetadas pelas enchentes no RS. Este transporte foi coordenado pelo Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) e pelo Ministério de Relações Exteriores, em colaboração com a Ong Hombro a Hombro, parceira do Avião Solidário no Peru.

“A Latam está comprometida com a ajuda humanitária e a preservação da dignidade das pessoas em situações de emergência. Através do programa Avião Solidário, continuamos a apoiar comunidades vulneráveis e a trabalhar em conjunto com nossos parceiros para proporcionar alívio e suporte onde for necessário,” afirmou o CEO da Latam.

Desde o início das ações humanitárias em maio de 2024, a Latam tem realizado transportes gratuitos de doações como cestas básicas, água, fraldas descartáveis e cobertores, além de transportar voluntários como médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros. As operações incluem voos comerciais e voos especiais para a Base Aérea de Canoas (RS), com doações provenientes de diversos países, como Portugal e Estados Unidos.

Valle ressaltar que a companhia também conta com o apoio de parceiros no Brasil, como o Movimento União BR, CVC e Fraport Fortaleza, além da parceria logística com o Governo do Estado de Santa Catarina para transportar doações do aeroporto de Florianópolis ao Rio Grande do Sul.