O voo que liga Salvador com o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira foi inaugurado na noite da última terça-feira (2), com cerimônia no SJK Airport, em São José dos Campos (SP). A operação funcionará até o dia 31 de julho, visando atender, sobretudo, os turistas interessados em aproveitar a temporada de inverno em Campos do Jordão.

A rota, operada pela GOL, conta com voos diretos acontecendo três vezes por semana e tem como objetivo melhorar a experiência dos visitantes do Nordeste que queiram visitar as duas regiões famosas do interior do estado de São Paulo, além daqueles da região que forem para a capital baiana.

Durante a cerimônia, em paralelo ao anúncio das operações da nova rota, o SJK Airport celebrou o marco de 10 mil passageiros transportados para o Rio de Janeiro/Galeão desde 27 de março. Os viajantes têm essa oportunidade que conecta o município a mais de 20 destinos nacionais. “Antes tínhamos a rota do Rio de Janeiro para São José dos Campos e agora temos mais essa especial, chegando a Salvador. Estamos criando novas opções a partir dessa iniciativa com muito esforço e dedicação”, comentou Eduardo do Valle, CEO do SJK Airport.

“A aviação é colaborativa, ninguém faz nada sozinho. O aeroporto sai de um ponto, vai para o outro, com a empresa aérea, o poder público e as autoridades aeroportuárias. Não somos competidores, somos parceiros. Prestigiar o início desse voo é uma satisfação”, destacou Thierry Besse, diretor institucional Brasil VINCI Aeroportos.

Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, reforçou a relevância desse trajeto de Salvador para o município. “O aeroporto é do Vale do Paraíba e isso aconteceu com muito planejamento e pé no chão”, complementou.

Os voos diretos para Salvador, com apenas 2h20 de duração, partirão do SJK Airport às terças, quintas e sábados, às 23h40, chegando à capital baiana às 2h. Já as partidas de Salvador serão às quartas, sextas e domingos às 3h05, chegando em SJK às 5h35.

“Iniciamos as operações acreditando no Vale do Paraíba e no mercado. É um voo sazonal, mas com resposta muito positiva, ou seja, ocupação relevante. Estamos movimentando aeroportos, trazendo gente para o Vale e levando para o Nordeste. Queremos continuar fazendo isso”, ressaltou Matheus Mota, da área de planejamento da GOL.

Luis Sobrinho, consultor da InvestSP e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, apresentou a estratégia desse projeto para o turismo nacional. “Faz três semanas que estávamos com um treinamento em Salvador, fomentando também o Vale do Paraíba, fazendo com que esse aeroporto se tornasse um hub de distribuição. Esse é o quarto aeroporto da Terminal São Paulo e os destinos mais procurados em São Paulo pelos baianos foram Aparecida e Campos do Jordão. Agora, com essa proposta estamos a cerca de 100km dessas cidades”, comemorou.

“Acredito que estamos fazendo uma grande oportunidade de ideias e desejos. Conexões que dão certo e trazem resultados. O aeroporto traz hospitalidade e acessibilidade, uma receita de sucesso”, complementou André Luiz Elbis Barbêdo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico na Prefeitura Municipal de Campos do Jordão.

Lounge Campos do Jordão

Durante o evento, o Aeroporto de São José dos Campos, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo Campos do Jordão (Comtur), Consórcio Aproveite Campos do Jordão e a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão, lançou o lounge de Campos do Jordão, onde os turistas poderão ter o primeiro contato com os atrativos da cidade mais alta do Brasil e descansar enquanto aguardam o seu voo.

“Hoje celebramos um marco importante com a inauguração dessa conexão, que fortalecerá o turismo e a economia regional, em especial de Campos do Jordão. A criação do lounge proporcionará aos passageiros um ambiente acolhedor que reflete o charme e a hospitalidade do destino”, comentou Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão.