Com um crescimento de 300% no número de seguidores em seu Instagram nos primeiros seis meses de 2024, o Visit Rio avança no plano de se tornar uma das marcas de cidade mais procuradas do mundo nas redes de pesquisa. O papel do ambiente digital para o turismo do Rio foi debatido durante o 6º Encontro Rio de Negócios, que reuniu mantenedores na última sexta-feira (5), no Hotel Vila Galé, na Lapa.
“Este é um primeiro momento de celebração dos nossos 40 anos com a oportunidade de refletir sobre os caminhos a tomar em relação à nossa presença digital. Nossa proposta é discutir e apresentar ideias que nos ajudem a explorar novas estratégias, fortalecendo nossa conexão com os turistas e expandindo nosso alcance global”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.
O evento contou com a presença da gerente de parcerias com criadores da Meta, Raphaela Araújo, que comentou o impacto das redes sociais no setor turístico. “Hoje nos conectamos com o mundo através das redes, e os criadores de conteúdo são os principais players nesse universo. Eles transmitem, de maneira especializada para suas respectivas comunidades, mensagens que muitas vezes não conseguimos transmitir dentro do nicho institucional”, disse Raphaela Araújo em sua apresentação.
A profissional apresentou o exemplo de Dubai, que promoveu o destino em parceria com criadores de conteúdo através da trend ‘In Dubai, we don’t say’ — que criava várias situações engraçadas para promover a cidade conhecida como destino de luxo. Em um dos posts, a pessoa fala: “In Dubai you don’t say you love me, you say Dior me”. Esse branding decisivo para impulsionar Dubai na rota do mercado de luxo e gastronomia. Nos primeiros meses de 2023, o PIB local registrou aumento de 3%, com crescimento significativo na hotelaria e gastronomia.
Para Ronaldo Porto, gerente de marketing B2C do Visit Rio, uma marca de cidade forte no digital dá segurança e confiança aos visitantes. “Estamos cada vez mais próximos dos grandes players do mercado de turismo na internet. Nosso objetivo é nos estruturarmos continuamente como uma plataforma que posicione bem o Rio de Janeiro e os serviços dos nossos mantenedores no mundo”, disse Porto.
Outro exemplo do forte impacto das redes sociais é o segmento de turismo religioso. Berthaldo Soares, fundador-presidente da Tarde com Maria, detalhou como tem usado a estratégia digital para aumentar o fluxo de visitantes da Capela das Aparições do Brasil, única réplica da Capela das Aparições de Portugal. “Estamos caminhando mais rapidamente no digital para intensificar a visitação à Capela das Aparições, que suporta até três milhões de pessoas por ano. Ontem publicamos um reels que já bateu cinco milhões de visualizações”, observou.
Berthaldo participou do painel Distrito Criativo da Barra da Tijuca, que tem como objetivo promover a inovação social e o desenvolvimento territorial da Barra da Tijuca. O bate-papo reuniu Silvia Albuquerque, diretora-regional da GL Events, e Leonardo Jasmim Edde, sócio-fundador da Urca Filmes.
Outro painel explorou iniciativas como a do Roxy Dinner Show e também abordou como a colaboração entre setores pode fortalecer a imagem do Rio de Janeiro como destino cultural e turístico. A mesa teve as presenças da diretora de vendas e marketing do Roxy, Ingrid Videira, que apresentou o empreendimento, que abre as portas em setembro como novo marco do turismo carioca; Daniel Celli, coordenador do Rio Film Commission; e Luis Carlos Munhoz, sócio-administrador da Hellsight.
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