Na manhã desta quinta-feira (11), a Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP), promoveu o Workshop ValorizaSP, com foco nos temas Receptivo Turístico e incentivo a Comercialização de Destinos Paulistas, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). Realizado na sede da secretaria em São Paulo (SP), o evento teve o objetivo de apresentar boas práticas no Estado de São Paulo, por meio da qualificiação de gestores públicos municipais e do trade turístico, em especial agências de receptivo e prestadores de serviços turísticos.
O workshop teve início com palavras de representantes das principais associações e instituições públicas e privadas relacionadas ao setor do Turismo. Luciane Leite, secretária executiva da Setur-SP agradeceu a todos gestores públicos e lideranças do trade pela presença, além de reforçar a importância das entidades, associações públicas e privadas neste esforço de promover os destinos turísticos paulistas, destacar o papel do receptivo local para garantir que as agências de viagens e operadoras de Turismo contem sempre com novos destinos em suas prateleiras de produtos.
“Esse movimento é realizado em apoio com a Abav-SP | Aviesp, que têm sido grandes parceiros nossos, tanto na parte da qualificação como nesse trabalho de unir profissionais e inserí-los no mercado, onde há uma grande demanda, em especial após a pandemia. Retomamos 100% o Turismo desde a crise e, portato, além de mão-de-obra qualificada, precisamos apresentar tanto aos destinos como às agências de viagens tudo o que o nosso estado dispõe. O mesmo vale para nossa parceria público privada com a São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), que esteve presente em todas as nossas ações”, reforça Luciane.
Bruno Waltrick, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP | Aviesp), reforçou a questão do impacto da pandemia no mercado de trabalho do setor, com a evasão de muitos profissionais para outros setores. “Por este motivo, nossa parceria tem um objetivo muito importante de preencher o vácuo deixado pela crise sanitária. Já capacitamos 56 estudantes, sendo 10 deles já alocados em operadoras e agências. Seguimos com este esforço de capacitar e divulgar esses alunos para os mais de 560 associados”, conta o presidente, que completa sua fala tratando das próximas edições das capacitações e eventos da associação.
Marina Figueiredo, presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), corroborou com as últimas falas e salientou o fortalecimento do relacionamento da associação com a secretaria, além de destacar a mudança de comportamento dos turistas no pós-pandemia. “São Paulo é um grande polo emissor de turistas, mas o grande desafio é torná-lo o principal destino de viagens. A pandemia acabou levando paulistas a conhecerem seu próprio estado, explorarem seu interior e suas cidades vizinhas”, conta.
“A princípio, se tratava apenas de uma falta de opção, mas percebemos que mesmo com as fronteiras abertas os paulistas continuaram viajando para dentro do próprio estado, ainda mais com o esforço de promoção dos destinos por parte da secretaria. Os destinos paulistas, portanto, precisam se preparar e acreditar no potencial de seus atrativos e infraestrutura, pois vamos garantir que estarão nas prateleiras das agências e operadoras”, completa Marina.
Aline Moretto, diretora de Promoção do Visite São Paulo – São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB) também esteve presente na introdução do evento sobre comercialização de destinos. “O SPC&VB não trabalha apenas a capital, pois também temos um âmbito estadual, embora alguns municípios paulistas contem com seus próprios Conventions Visitors Bureau. Vale dizer que essas organizações são nossos parceiros e estamos sempre realizando ações integradas e mantendo contato para encontrar as melhor forma para fomentar o turismo no Estado”, afirma.
“Em nossos mais de 10 roadshows, treinamos e capacitamos mais de 1,5 mil agentes em mais de 10 destinos, salientando a potência do estado. No entanto, é necessário ressaltar que não adianta viajar para divulgar um destino se ela não está preparada para receber o turista. Isso é fundamental para a comercialização do destino para os agentes de viagens. Ainda mais hoje, em que os turistas estão buscando cada vez mais experiências diversificadas, destinos com leques de produtos para diferentes perfis de público”, completa.
A partir disso, o evento deu continuidade para os painéis e palestras programadas, incluindo um painel das operadoras, que contou com a participação de porta-vozes da BeFly, CVC e Viajar Barato. O evento também contou com palestras sobre boas práticas, como o receptivo de afroturismo com Solange Barbosa, CEO da Rota da Liberdade; receptivo em Campos do Jordão, com André Barbedo, secretário de Turismo da cidade, além da palestra de Marina sobre incentivo à comercialização e de Luiz Antonio Sobrinho, consultor InvestSP.
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