Com o tema “Onde a excelência, inovação e resultado se encontram”, a Convenção Anual da Blue Tree Hotels teve início na última quarta-feira (10), no Blue Tree Premium Morumbi, em São Paulo. Pela primeira vez, o evento teve três dias de duração, reunindo 120 participantes para discutir estratégias, gestão de resultados, raízes japonesas e inovação.

Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, abriu o evento com uma tocha nas mãos, simbolizando as Olimpíadas de Paris, e destacou a importância das conexões. “Nosso objetivo é criar laços e relacionamentos. Estou muito feliz em ver a sala cheia e serão dias de muito aprendizado e compartilhamento de experiências”, disse.

Durante participação no evento, Chieko Aoki compartilhou sua história e o conceito japonês Ikigai, que significa “razão de viver”. “Queremos que todos se desenvolvam e estejam satisfeitos com a profissão. O meu propósito de vida é servir”, comentou.

Chieko evidenciou quatro itens que fortalecem as atitudes do hoteleiro, sendo eles: atendimento personalizado por meio da empatia, prestatividade e proatividade; inovação constante com novas formas de encantar com diferenciação nos apartamentos e experiências exclusivas; qualidade e conforto para manter alto padrão de excelência; e sustentabilidade com práticas em prol do meio ambiente.

A empresária ainda destacou as novas tendências do luxo ou quiet luxury, conhecido como luxo silencioso, que, diferente de como era no passado, tornou-se padrão mínimo de qualidade dentro dos estabelecimentos. “Muitas atividades que eram especiais agora são básicas. Hotéis padrões upper mid e luxo têm desafios maiores do que antes. Precisamos nos diferenciar ainda mais. Acredito que os colaboradores devem ser exigentes e oferecer o melhor de si para o outro”, ressaltou.

Felipe Nashimura, diretor geral da Blue Tree Hotels, revisou o desempenho de 2023, que registrou crescimento positivo e fortalecimento das relações com investidores. Ele destacou a importância da administração baseada em competência e da constante aquisição de novos conhecimentos.

O gestor apresentou alinhamentos estratégicos para fortalecer os pontos fortes da rede. Ele enfatizou a importância da inovação para promover a hospitalidade brasileira e elevar o padrão de serviços. “Vamos seguir o nosso DNA do bem-receber, bem-servir e bem-cuidar”, afirmou.

Painéis

Mariana Prado e Tathi Costa, da Bridge You, apresentaram uma análise da gestão nas unidades da rede, que atualmente conta com 49 líderes promovendo 164 talentos. Elas ressaltaram a importância de identificar talentos, desenvolver pessoas, engajar e orientar desempenho.

A arquiteta Cristina Wakamatsu destacou a importância de alinhar o propósito do hotel com a arquitetura, paisagismo, iluminação, áudio e visual. “O hotel precisa de identidade e personalidade”, comentou, ressaltando a importância do lobby como ponto de interação e comunidade.

Carlos Ferreirinha, fundador da MCF Consultoria, trouxe reflexões estratégicas sobre comprometimento, disciplina e empoderamento de equipe. Ele apontou que a Inteligência Artificial será revolucionária para a hospitalidade, permitindo um entendimento mais profundo dos hóspedes. Ele também destacou a importância da saúde mental e da reação rápida às mudanças do mercado.

O primeiro dia da convenção encerrou com um painel que contou com a participação de Maria Rosa Leroy, diretora de Operações; Vinicius Clímaco, gerente de Novos Negócios; e diretores de hospitalidade regionais. Eles compartilharam experiências da “alma Blue Tree”, relatos inspiradores de colaboradores e a criação de um espírito coletivo.

A convenção contou com a R1 Produções como patrocinador master, além de marcas como Contato Impresso Cards, e o apoio do Blue Tree Transatlântico Convention Center, Business Factory, Colortel, First Group, Harus, LGM, Noah Gastronomia, Prime Geradores, Tork, Scenty e Shift.