A Azul Linhas Aéreas transportou 9,8 mil clientes entre 26 de junho e 2 de julho para o município de Parintins, reafirmando seu papel como patrocinadora oficial do Festival de Parintins. Ao todo, foram 154 voos no período da festa, com uma taxa de ocupação de 98,5% em todos eles, incluindo os que pousaram na ilha e os que decolaram de lá, conectando a ilha – acessível apenas por transporte aéreo ou marítimo – a diversos destinos. 

A ilha de Parintins, localizada no Amazonas, que sedia o Bumbódromo (sede do Festival) e que costuma receber mais visitantes do que os seus pouco mais de 100 mil habitantes, só pode ser acessada por meios fluviais ou aéreos. Enquanto a opção por barco pode demandar até 18 horas de viagem a partir de Manaus, o transporte aéreo leva menos de 1h, dando mais conforto e agilidade aos Clientes que vão curtir o Festival.

A Azul opera em Parintins desde 2012. Desde então, a demanda cresceu. Para o evento deste ano, a companhia aérea dobrou a oferta de assentos em comparação com o ano passado – passando de 9.020 lugares para mais de 18 mil nas aeronaves. Até 02 de julho, a companhia operou com uma média de 14 voos diários no trecho Manaus-Parintins. Ou seja, mais voos na Rota do Boi do que na ponte aérea Rio-São Paulo.

O patrocínio da Azul ao mais tradicional evento de junho no Amazonas vai ao encontro da missão da Azul de conectar os brasileiros não apenas com o mundo, mas com o próprio País. O objetivo vai além de ampliar a sua malha em todas as regiões do país e nos lugares mais remotos – em que, muitas vezes, apenas a Azul consegue chegar e operar, por conta de sua frota diversificada e com aeronaves de diversos portes.

“Como uma companhia brasileira, que investe no Brasil, sendo a maior em voos e cidades atendidas no país, queremos usar nosso modelo de negócio para apoiar as tradições, a diversidade e o enriquecimento sociocultural e, indiretamente, a geração de empregos e renda, por meio do investimento em parcerias, patrocínios e do incentivo ao Turismo”, explica Ricardo Bezerra, gerente comercial da Azul Viagens. 

Vitor Silva, gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul, destacou o sucesso da operação: “Tivemos uma grande movimentação em Parintins, com quatro aeronaves dedicadas exclusivamente a essa operação, realizando voos de Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Belém (PA) e Santarém (PA), além de reforçar as rotas de várias capitais para Manaus, atendendo ao público que foi prestigiar o evento cultural mais importante da Região Norte. A procura pelos voos foi alta e registramos uma taxa de ocupação de 98,5%. Para o próximo ano, estamos planejando aumentar a capacidade e incluir rotas diretas do Sudeste para Parintins”.

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, também registrou sucesso nas vendas dos pacotes para o Festival. “Superamos nossas expectativas, vendemos todos os pacotes disponíveis e tivemos uma procura muito boa. Foi uma festa linda e estamos contentes por colaborar com esse sucesso”, afirmou Daniel Bicudo, diretor da Azul Viagens e de Marketing da Azul.

Neste ano, a Azul aumentou sua oferta de voos para a região, com quatro aeronaves dedicadas apenas para essa operação, com voos de Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Belém (PA) e Santarém (PA), além de ter reforçado as rotas de diversas capitais para Manaus. Para o próximo ano, estão previstas novidades, o que inclui um planejamento para aumentar a capacidade e para incluir rotas que façam conexões diretas do Sudeste com Parintins.

Bezerra ainda lembra que, além desse patrocínio que leva para todo o Brasil a brasilidade e tradição amazonense, a Azul promoveu ainda o São João do Nordeste, em dez cidades nordestinas que comemoram essa festa junina, por exemplo, e, em uma parceria com o COB, tornou-se a companhia aérea oficial do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Líder regional

A Azul lidera o mercado de aviação no Amazonas, com uma participação de 54% das decolagens. É a empresa aérea com a maior malha na região amazônica, atendendo 12 municípios, como Parintins, Tefé Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Lábrea, Coari, Maués, Santa Izabel do Rio Negro, Manicoré, Borba e Manaus. 

Entre as conexões da região, destacam-se os voos diretos para Fort Lauderdale, na Flórida, operados com aeronaves Airbus A320 equipadas com wi-fi. Desde 2017, esses voos partem do Aeroporto Internacional de Belém e, a partir de dezembro de 2022, também do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Graças às parcerias de codeshare, os Clientes podem, a partir dessas cidades, chegar a outros destinos nos Estados Unidos, como a rota Belém-JFK (Nova Iorque), que inclui o embarque em aeronave da JetBlue em Fort Lauderdale.

Desde o início dessas operações, mais de 226 mil passageiros já embarcaram para Fort Lauderdale em 1759 voos. Em Belém, a operação mais antiga registrou, no primeiro semestre de 2023, um aumento de 139% em voos e passageiros transportados em relação ao mesmo período do ano passado. Com a chegada das férias, a demanda deve crescer ainda mais, e os voos, que já ocorrem quatro vezes por semana, passarão a ser diários, aumentando a capacidade para mais de 10 mil assentos.

Em Manaus, os voos semanais continuarão a conectar os Clientes das cidades vizinhas, a maioria atendida exclusivamente pela Azul, ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, facilitando o acesso aos Estados Unidos, especialmente durante a alta temporada. A crescente procura dos norte-americanos e dos clientes que embarcam em Fort Lauderdale para o Brasil reforça essa aposta, com números expressivos desde 2022 e ao longo de 2023.

Silva destaca a liderança da companhia na região amazônica. “Somos a empresa aérea com a maior malha na região, atendendo 13 municípios, como Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Lábrea, Coari, Maués, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, Manicoré, Borba e Manaus. Lideramos o mercado de aviação no Amazonas, com 54% das decolagens,” afirma o gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul.

Além dos voos diretos para Fort Lauderdale, a capital amazonense possui conexões com outros 14 destinos, incluindo Campinas (SP), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG), com o último ganhando reforço no fluxo aéreo a partir de agosto. A partir de 7 de agosto, a companhia aérea iniciará voos diários e diretos ligando a capital mineira a Manaus (AM). Os bilhetes para o novo trecho já estão disponíveis para venda.

Os voos serão operados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. A decolagem de Confins, Belo Horizonte, será às 22h45, com chegada em Manaus às 01h10. No sentido contrário, os voos partirão de Manaus às 03h00, aterrissando no BH Airport às 07h20. 

“Hoje somos a maior companhia aérea em número de destinos atendidos nos estados de Minas Gerais e Amazonas. Estamos empolgados em oferecer mais uma ligação direta da região amazônica com o Sudeste, com todo o conforto e experiência que a Azul proporciona. Por conta do festival de Parintins, já teremos neste final de semana dois voos extras diretos saindo de BH com destino a Manaus e, a partir de 7 agosto, voos diários”, comenta Silva.

A partir de 4 de outubro, Belo Horizonte também passará a contar com voos da Azul para Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). No BH Airport, os Clientes podem se conectar a outros 55 destinos, como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além de voos internacionais para Orlando, nos Estados Unidos, e Curaçao, no Caribe.

“Com essa rota, chegamos a cinco estados atendidos na região Norte, que tem uma importância econômica, cultural e ambiental imensa para o nosso País. É uma alegria para o BH Airport conectar Minas Gerais a mais um estado nessa região, principalmente se tratando do Amazonas, que oferece possibilidades riquíssimas de turismo de natureza, com sua vasta biodiversidade. Além disso, essa rota tem um enorme potencial para o transporte de cargas, facilitando o comércio e a distribuição de produtos entre Minas Gerais e a região Norte. Estamos entusiasmados em proporcionar aos mineiros a conexão direta com essa região tão importante do Brasil e certos de que essa rota também trará mais desenvolvimento para o nosso estado”, afirma Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport.

“Investir na região Norte e conectar nossos clientes ao máximo de destinos, tanto no Brasil quanto no exterior, é nosso principal diferencial. Essa tem sido nossa prioridade na reorganização de voos e na criação ou manutenção de operações. Esperamos reforçar ainda mais essa estratégia para ampliar as oportunidades de viagem na alta temporada a partir de nossas bases em Manaus e Belém,” conclui Silva.