A pandemia de Covid-19 foi um tremendo baque para todos os segmentos do Turismo mundial. Com o fim da crise, o setor encontrou-se em um cenário totalmente novo. Antigos padrões de comportamento desapareceram, novos surgiram no lugar. Entre eles, a conscientização sobre a importância do seguro viagem. Será que os brasileiros realmente aprenderam com a pandemia ou, passado o período de crise, deixaram de se preocupar com imprevistos em viagens? 

Empresas líderes no mercado de seguro viagem como Affinity, Vital Card, Coris, GTA e Omint reportam um aumento significativo na demanda pelo serviço desde o início da retomada das viagens. É o caso da Vital Card, cujo os dados revelam que a adesão do seguro viagem está mais alta do que jamais esteve, mesmo dois anos após o fim da pandemia. “O número de passageiros contratantes de seguro viagem nesta primeira metade de 2024 já aponta crescimento na casa dos 70%, frente a 2023″, revela Rafael Turra, diretor Operacional e de Produtos da Vital Card.

Por este motivo, o executivo está confiante de que o seguro viagem entrou no checklist de todos os viajantes, por vários fatores. “Após a pandemia surgiram várias situações em que o seguro viagem é uma solução. Muitos aeroportos e companhias tiveram acréscimo no casos de extravio de bagagem, atrasos e cancelamentos de voos, por conta das grandes alterações no quadro de funcionários, malhas aéreas e frotas. Esses pontos, somados à própria consciência sobre os eventuais gastos médicos no contexto pandêmico, fortalecem a consciência dos viajantes sobre a real necessidade de viajar protegido com um seguro viagem”, afirma Turra.

Após um período inicial de incertezas durante o período de isolamento social, o Affinity Seguro Viagem também observou aumento significativo na adesão do serviço. “Com a retomada das viagens, os viajantes estão mais conscientes da importância de estar protegido contra imprevistos durante seus deslocamentos. A demanda por seguro viagem se manteve robusta e, em alguns casos, até aumentou à medida que as pessoas voltam a planejar suas viagens com mais antecedência”, conta Valéria Pereira, diretora de Produtos do Affinity. 

Valéria acredita que a pandemia trouxe à tona a importância de se preparar para situações adversas durante as viagens. “O brasileiro passou a valorizar mais a segurança e a tranquilidade proporcionadas pelo seguro viagem. Estamos vendo uma mudança cultural positiva, onde cada vez mais pessoas reconhecem o seguro viagem como um item essencial no planejamento de suas viagens, seja a lazer ou a negócios”, acrescenta a executiva da Affinity.

A maior conscientização do consumidor brasileiro a respeito da necessidade de um bom seguro no planejamento de uma viagem é evidente, segundo Anna Angotti, gerente de Seguros de Vida Individual e de Viagem da Omint Seguros. “Os dados mais recentes compartilhados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostram que a perspectiva segue sendo positiva, com aumento de 9,5% no acumulado da compra de bilhetes, de janeiro a março deste ano, com destaque para o mês de fevereiro que contou com crescimento de 38,8%, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, destaca a executiva da Omint.

O crescimento do produto acompanha os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que mostrou um avanço de 23,1% no total de viajantes (2,2 milhões), e da Fecomércio, que revela crescimento de 7,8% no turismo nacional, alcançando um faturamento de R$ 189,4 bilhões. 

Anna destaca ainda que a retomada de viagens a negócios também tem contribuído para esse aumento, conforme apontam os dados da Fecomercio-SP, em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o setor de viagens corporativas obteve um faturamento de R$ 29 bilhões, representando uma superioridade de 4,7% em relação aos três primeiros meses de 2023.

“O crescimento se reflete também na procura por produtos mais completos, com coberturas robustas e um atendimento que dê suporte em qualquer lugar do mundo. São fatores que estimulam o mercado a se aprimorar, e não tem sido diferente no caso da Omint”, complementa Anna.

O mesmo foi percebido por Celso Guelfi, presidente da Global Travel Assistance (GTA), que notou que aquele cliente que viajava com uma proteção básica passou a comprar produtos com coberturas mais robustas. “O brasileiro entendeu que pode viajar pelo Brasil e para o exterior com a proteção de um seguro viagem com um investimento muito baixo e um combo de benefícios, como cobertura para despesas médicas, hospitalares, medicamentos, repatriação sanitária, suporte jurídico, mala danificada, perdida, ajuda financeira para atraso de vôo, reembolso de multas, entre outros”, lista o executivo.

Claudia Brito, diretora Comercial e Marketing da Coris, também registrou alta considerável nas vendas do serviço, mas não está totalmente satisfeita com os resultados. “O ano de 2022 foi um ano de grande alta para o mercado de seguro viagem, pois todos estavam muito focados com a preocupação com a saúde e principalmente com coberturas altas. Após o segundo semestre de 2023, essa preocupação ficou menos eminente e o crescimento foi ficando menor em relação à pré-pandemia”, destaca a executiva.

Segundo ela, o seguro ainda não é cultural para o brasileiro, não só no Turismo, mas em todos os demais ramos. “O seguro viagem só se torna meramente importante para quem já precisou usar. Os que ainda não usaram, consideram um produto de prateleira e não se preocupam tanto com as coberturas. Esse é um trabalho que estamos fazendo como empresa, em conjunto com os agentes de viagens, que são grandes parceiros na divulgação da importância na contratação do seguro viagem”, salienta Claudia.

Neste ponto, Guelfi destaca a relevância de conscientizar os próprios agentes de viagens sobre como melhor proteger seus clientes em suas respectivas viagens. Segundo o presidente da GTA, a seguradora treinou mais de 9,2 mil agentes em 2023 e pretende treinar 10 mil profissionais, neste ano, a fim de garantir entendimento do produto e seus benefícios. “Esse trabalho garante que o número de apólices emitidas por CPF esteja acima do número de 2019, bem como a alta de 22% no faturamento, em função também de fatores como upgrades de planos e câmbio”, conta o executivo.

Inovação

Fora o treinamento de agentes e conscientização dos turistas brasileiros, cada empresa está inovando de maneiras distintas para atender às variadas necessidades dos clientes no setor de seguros de viagem, com foco em tecnologia, personalização e ampliação de coberturas. “Entre as estratégias para impulsionar nosso crescimento, está a adoção de tecnologias avançadas para oferecer uma experiência mais ágil, digital e personalizada”, conta Valéria.

Já Claudia conta que a Coris está apostando na oferta de salas VIP nos principais aeroportos do Brasil, entre outras novidades. “Abrimos o leque de coberturas e benefícios para o seguro, abrangendo desde a cobertura de atividades esportivas e a cobertura pet, para os clientes que viajam acompanhados de seus animais de estimação”, lista a diretora Comercial e Marketing da Coris.

Com a exceção de artes marciais, a Vital Card também está investindo em práticas esportivas, sejam elas de risco ou não, além de cobertura para todos os meios de transporte. “Hoje temos cobertura exclusiva para perda de conexão, decorrente de atraso ou cancelamento aéreo. Nosso produto também atende qualquer tipo de meio de transporte (moto, carro, avião), que se enquadra com todas as realidades de viagem. Também lançamos uma cobertura de Danos à Bagagem sem burocracia. Comprovou o dano, recebeu a indenização, independente da finalização do caso junto à companhia aérea”, pontua Turra.

Fora isso, a Vital Card também está apostando na nova tecnologia de chips celulares e-sim para todos os viajantes nos EUA e Europa, com um 1GB válido por sete dias, sem nenhum custo adicional. “Por se tratar da tecnologia e-sim, não há chip físico. Ao ler o QR Code, nossos segurados instalam o chip facilmente em seu aparelho, economizando muito com roaming de dados na viagem. Além da gratuidade, nossas agências de viagem e corretoras de seguro parceiras podem aumentar o pacote de dados, oferecendo aos passageiros planos maiores a preços super acessíveis. E o melhor, tudo no mesmo processo de emissão do seguro viagem e com a mesma comissão”, conta Turra.

Guelfi, por sua vez, prefere investir na funcionalidade de suas ferramentas digitais. “O mundo está cada vez mais digital e investir em tecnologia faz parte de nosso negócio. Frequentemente fazemos melhorias em nosso portal para que nossos clientes tenham a facilidade de comprar nossos produtos. Investimos muito em nosso aplicativo para que os viajantes possam abrir seus chamados de forma mais prática e rápida, além de trazer tecnologia de Israel para que nossa Central Operativa possa dar o melhor atendimento via Telemedicina com a leitura da íris ocular. É imprescindível que o usuário tenha uma boa experiência na abertura do chamado e na solução do seu problema”, pontua o presidente da GTA.

A Omint também tem investido no atendimento ao cliente, assim como em consultas por telemedicina. “Contamos com uma central própria de atendimento que pode ser acionada em até 6 segundos por telefone, aplicativo ou WhatsApp. Além disso, os usuários podem solicitar consultas por telemedicina, que inicialmente realiza o facescan para aferição dos sinais vitais e, posteriormente, são atendidos por um médico de maneira ágil e em português, em casos de intercorrências médicas ou demandas mais simples”, conta Anna. 

“Esse tipo de cuidado faz com que os turistas se sintam seguros e protegidos em qualquer lugar do mundo, desde o momento da contratação até o desembarque. Trata-se de promover uma experiência positiva durante toda a jornada – um fator que faz muita diferença”, complementa a gerente da Omint.

A pandemia realmente provou para os brasileiros, de forma empírica, a importância de contratar seguro viagem em suas experiências turísticas no Brasil e no mundo. Mesmo assim, o segmento, assim como todo setor, conta com um enorme potencial de crescimento. Portanto, há muito o que fazer pela frente, tanto em questão de treinamento e conscientização, como para se adaptar às constantes novidades tecnológicas que surgem no horizonte.

“Estamos sempre atentos às tendências do mercado e às demandas dos nossos clientes, buscando proporcionar a melhor experiência possível em termos de segurança, confiança e tranquilidade durante suas viagens. Estamos otimistas em relação ao futuro e confiantes de que continuaremos a crescer junto com o mercado de turismo e viagens no Brasil e no mundo”, completa Valéria.