BRL - Moeda brasileira
EUR
6,49
USD
5,55

Embratur acompanha festival Aldeia Multiétnica

Acontecendo entre os dias 12 e 20 de julho na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o festival Aldeia Multiétnica promove um encontro único entre 18 etnias indígenas do Brasil, Canadá, Peru e Bolívia. Organizado com o patrocínio da Embratur, o evento proporciona aos visitantes uma imersão nos saberes e experiências desses povos ao longo de oito dias.

Localizada a apenas 18 km de Alto Paraíso (GO), a Aldeia Multiétnica permite que brasileiros e estrangeiros conheçam de perto a cultura indígena e adquiram artesanatos diretamente dos artesãos. Além das etnias indígenas, a comunidade Kalunga também está presente, oferecendo seus produtos aos visitantes.

Para Tania Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, o evento é uma oportunidade de expandir o etnoturismo além das fronteiras do Brasil. “A Aldeia Multiétnica é uma celebração da diversidade do povo brasileiro e mostra a importância da nossa matriz indígena. Além disso, impulsiona a economia local e gera renda para os indígenas e a comunidade da Chapada dos Veadeiros”, destacou.

Juliano Basso, criador e coordenador do evento, enfatizou que a Aldeia Multiétnica vai além de uma simples troca cultural. “Há 16 anos reunimos esses povos indígenas para promover o entendimento e fortalecer suas lutas históricas e políticas. É uma oportunidade única para os visitantes se sensibilizarem com as culturas e modos de vida desses povos”, afirmou.

As etnias brasileiras presentes incluem Kariri Xocó, Xavante, Kayapó Mebêngôkré, Guarani Mbyá, Krahô, Povos do Alto Xingu, Fulni-ô, Panará, Rikbaktsa, Xucuru, Ticuna, Maxakali, Baniwa e Marubo. Do Canadá, participam Huni Kuin Innu e Wolastoqiyik, enquanto do Peru e da Bolívia, representam o povo Shipibo-Konibo e Aymara, respectivamente.

A socióloga canadense Josiane Bono, que acompanha as nações do Canadá no evento, destacou a importância do intercâmbio entre indígenas brasileiros e canadenses. “É inspirador ver como esses povos compartilham suas experiências e histórias de colonização. As conexões entre as lutas são evidentes e esperamos ampliar essa troca nos próximos anos”, afirmou.

O festival Aldeia Multiétnica continua com sua programação até sábado (20), proporcionando uma rica oportunidade de imersão cultural e intercâmbio entre diferentes povos indígenas e visitantes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Smiles fecha parceria com BTG Pactual...

Nova aliança permite converter pontos do BTG em milhas Smiles para uso em passagens, hotéis, seguros e mais

Administradoras judiciais da 123 Milhas alertam...

Mais de 800 mil credores devem ignorar pedidos de dados bancários por canais não oficiais; pagamentos ainda não foram liberados no plano de recuperação judicial

Agaxtur reforça canal B2B e premia...

Operadora Agaxtur homenageia principais vendedores da NCL e inicia pacote de relacionamento com o canal B2B

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS