O turismo brasileiro comemora uma importante conquista ao encerrar o primeiro semestre de 2024 com a marca de 3.597.239 turistas internacionais visitando destinos no Brasil. Este número representa um aumento de 9,7% em comparação ao mesmo período de 2023 e um crescimento de 1,9% em relação a 2019, ano pré-pandemia.

Com base nesses resultados, a expectativa é que o ano de 2024 termine superando o recorde histórico de 2018, quando o País recebeu 6,6 milhões de turistas internacionais. Os dados foram fornecidos pelo Ministério do Turismo, Embratur e a Polícia Federal.

“Chegamos na metade do ano com a conquista de 50% de nossa meta de 7 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil, o que será um recorde histórico. Estamos há anos nos seis milhões e, como resultado de todo o trabalho que vem sendo feito, vamos romper essa barreira”, afirmou Celso Sabino, ministro do Turismo.

A via aérea continua sendo a principal porta de entrada para os turistas estrangeiros, com 2.234.033 viajantes, seguida pela terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).

O Ministério do Turismo tem investido em diversas ações para fortalecer o setor e atrair mais estrangeiros ao Brasil, incluindo a melhoria da infraestrutura turística. Em 2023, foram financiadas 510 obras, como a reforma de orlas, pavimentação de vias e construção de centros de eventos, totalizando um investimento federal de R$ 380 milhões. Nos primeiros seis meses de 2024, já foram realizados 225 empreendimentos, com aportes de R$ 146,3 milhões.

A ampliação da malha aérea internacional também tem sido uma prioridade, com novos voos para destinos inéditos e aumento da frequência em rotas já existentes. O Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), lançado em parceria com a Embratur e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), conseguiu aumentar em 70 mil o número de assentos em voos estrangeiros com destino ao Brasil, entre outubro deste ano e março de 2025.

A Embratur tem utilizado novas ferramentas e estratégias de promoção dos destinos brasileiros, com o uso de inteligência de dados para oferecer experiências personalizadas aos turistas estrangeiros. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, essas ações têm resultado na atração de mais turistas, gerando mais empregos e renda no País.

A participação em eventos internacionais estratégicos para a promoção dos destinos brasileiros e captação de investimentos tem sido intensa e já apresenta resultados expressivos. Nos três primeiros meses de 2024, foram investidos US$ 45 milhões em empreendimentos turísticos, um aumento de 125% em relação a 2023, quando foram investidos US$ 20 milhões, resultando em um incremento de mais de R$ 232 milhões na economia nacional.