O turismo e a aviação devem continuar aquecidos no segundo semestre de 2024. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), apenas na primeira metade deste ano, 56,2 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos do Brasil, um
aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023. Reforçando esse crescimento, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima uma alta de 2,9% nos indicadores do turismo em 2024, ao comparar com 2023.

Além do maior desejo de viajar, o que mudou no perfil dos viajantes no último ano? Segundo levantamento da Maxmilhas, alguns destinos permaneceram como favoritos dos turistas, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Outros, subiram no ranking de procura dos turistas, como Pará, que saiu da 11ª posição no segundo semestre de 2023 para o 6º lugar no mesmo período de 2024, apresentando um aumento de 64% na representatividade de passagens aéreas nacionais compradas por meio da Maxmilhas.

Já o Rio Grande do Sul registrou a maior queda no ranking, de 50%, saindo do 5º lugar em 2023 para o 12º em 2024. Sabrina Machado Lorente, head de Marketing da Maxmilhas, explica que isso se deve aos efeitos da tragédia causada pelas chuvas, impactando o turismo do estado e da região Sul, em geral. “Santa Catarina e Paraná também apresentaram queda no share de passageiros, em 9% e 11%, respectivamente. Muitos passageiros que tinham interesse em viagens para destinos do Sul do país podem ter mudado a rota para outros estados de última hora”, afirma.

Outro estado que cresceu na reserva de viagens para o segundo semestre deste ano foi Minas Gerais, que saiu da 9ª posição para a 5ª, com aumento de 31% na representatividade de passageiros. Além disso, o estado ficou abaixo da média de antecedência de compra para o período. Ou seja, as pessoas estão se planejando mais em cima da hora para destinos mineiros em comparação ao restante do ranking.

Já os estados muito turísticos e de praia apresentaram a maior antecedência de compra, como é o caso de Pernambuco, com 107 dias, Rio de Janeiro, com 91, e Ceará, com 90 dias. “Isso pode ser explicado pela alta demanda de passageiros para esses locais, que faz subir também os preços dos bilhetes, exigindo maior planejamento por parte dos viajantes”, explica Sabrina Machado Lorente.

A média de antecedência de compra de passagens aéreas para destinos nacionais está em 86 dias e a duração das viagens é de cerca de 8 dias. Quanto ao perfil dos consumidores, as viagens em casal praticamente se mantiveram, enquanto as viagens solo
cresceram 15% e com crianças caíram 10% em relação ao ano passado.

Confira os estados brasileiros mais buscados para o 2º semestre de 2024

São Paulo
Rio de Janeiro
Pernambuco
Bahia
Minas Gerais
Pará
Santa Catarina
Paraná
Ceará
Distrito Federal

Viagens Internacionais

As viagens internacionais também estão em alta para o segundo semestre, sendo os destinos favoritos os Estados Unidos, Argentina e países da Europa. Em relação ao ano passado, Portugal caiu do 1º lugar para o 3º, perdendo a posição para os Estados Unidos.

Além disso, a França foi o país que mais cresceu na busca, com aumento de 50% na representatividade de passageiros. “O aumento da França neste ano pode ser explicado pelas Olimpíadas, que ocorrem entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024 em Paris”, ressalta a head de Marketing.

Um país que apresentou queda expressiva na procura foi o Uruguai, que caiu do 4º lugar para o 11º. “Essa queda pode estar associada ao fator financeiro, uma vez que, ao ser comparado a outros destinos na América do Sul, o custo da viagem para o Uruguai é mais alto em decorrência do valor das passagens e da valorização do peso uruguaio em relação ao real”, explica Sabrina.

Até agora, apenas Argentina e Colômbia representam a América Latina no top 10 destinos para o 2º semestre de 2024, sendo que os destinos colombianos foram os que mais apresentaram queda na antecedência de compra entre os listados pela Maxmilhas. Diferentemente da Austrália, que apresenta antecedência de compra acima da média, por ser um destino mais distante e com maior valor de ticket médio.Ao analisar o perfil dos viajantes para o exterior, as viagens em casal e com crianças tiveram queda de 8% e 13% respectivamente, enquanto passageiros sozinhos aumentaram em 17%, dados parecidos com as viagens nacionais, mostrando uma tendência de crescimento de aventuras solo pelo mundo.

Contudo, Sabrina reforça que esse levantamento é apenas uma estimativa prévia uma vez que ainda falta muito tempo até o fim do semestre. “Tanto o ranking quanto o perfil do viajante pode mudar a partir das ofertas de voos e oportunidades de preços que serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses”, conclui a executiva.

Veja o ranking dos países mais procurados para o 2º semestre de 2024

Estados Unidos
Argentina
Portugal
Colômbia
Austrália
França
Espanha
Itália
Reino Unido
Canadá