A Accor, líder mundial em hospitalidade, está intensificando seu compromisso com a sustentabilidade através de novas iniciativas que visam reduzir a pegada de carbono de suas operações, com a meta de se tornar Net Zero até 2050. Os principais fatores que impactam esse desafio são o consumo de energia e água, que estão no centro da estratégia global da Accor focada na economia desses recursos.

Para reduzir as emissões, é essencial a mensuração de dados. O grande destaque nesse aspecto é a ferramenta GAIA 2.0, lançada no primeiro trimestre de 2024, com 99% dos hotéis da região integrados. Essa ferramenta consolida todas as ações operacionais que representam emissões de gases de efeito estufa. Utilizando funcionalidades aprimoradas por inteligência artificial, o software reúne informações relevantes, incluindo dados sobre consumo de energia, gás e água (extraídos automaticamente das faturas mensais quando carregadas no sistema), desperdício de alimentos, utilização de itens plásticos descartáveis, entre outros. A partir desses dados, a Accor delineia sua estratégia eficaz de redução de carbono.

Nos últimos meses, o grupo tem realizado diversos treinamentos para equipes em toda a região das Américas, a fim de que os hotéis se adaptem a essa nova realidade e otimizem suas operações, colaborando com o objetivo da Accor de zerar as emissões. “Estamos trabalhando arduamente na definição de estratégias e formas de calcular e medir nossa pegada de carbono, e agora é hora de agir. Realizamos workshops em cada região onde a Accor está presente, incluindo todas as marcas. Queremos garantir que todos tenham as mesmas informações para mitigar as mudanças climáticas”, explica Valérie de Robillard, SVP Environment Accor.

Equipe da Accor Américas com Valérie de Robillard e Quentin Witvoet

“O carbono está relacionado ao aquecimento global e estamos nos movendo para um mundo onde as temperaturas médias estão aumentando, o que causará prejuízos irreversíveis. Precisamos agir rapidamente. Muitas empresas possuem diversos relatórios, métricas e objetivos estabelecidos, mas o que realmente fará a diferença nos próximos anos são as medidas que vamos tomar na prática”, complementa Valérie.

Destaques nas Américas, considerando os 450 hotéis da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor:

  • 412 hotéis da Accor utilizam lâmpadas de LED, sendo que 230 estão equipados com sensores de luz
  • 402 hotéis possuem reguladores de água nos chuveiros
  • 319 hotéis contam com mecanismos de vazão nas descargas dos banheiros
  • 185 hotéis utilizam ar-condicionado de tecnologia VRF, que são menos poluentes e consomem menos energia
  • 172 hotéis possuem painéis solares para geração de energia
  • 168 hotéis no Brasil já compram energia verde no mercado livre
  • 58 hotéis dispõem de carregadores para veículos elétricos

“Precisamos ser audaciosos o suficiente para implementar algumas mudanças que sabemos que necessitarão de investimentos a curto, médio e longo prazo. É também uma questão de mudança de hábitos e da forma como trabalhamos. Estou realmente impressionada com o que já foi feito pelas equipes e com o comprometimento dos nossos investidores. É excelente ver o quanto as pessoas estão engajadas no tema e o quanto querem contribuir”, conclui Valérie.