O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), revela que as despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas no mês de maio de 2024 atingiram R$ 11,2 bilhões, valor 4,1% superior em relação ao mesmo mês de 2023.
O valor total do faturamento de 2024, acumulado até maio, também apresentou um saldo positivo de 4,6%, em relação ao mesmo recorte do ano passado, totalizando um faturamento de R$ 51,4 bilhões, que foram gastos em serviços do setor de turismo, como passagens aéreas, alimentação, hospedagem, locação de veículos e transportes rodoviários.
O faturamento atingido em maio de 2024 é o segundo maior ganho histórico do mês, ficando atrás apenas do lucro atingido em 2014, que foi de R$ 11,4 bilhões.
Os resultados apresentados neste levantamento tiveram influência da constante oscilação nos preços de distintos mercados do setor de turismo, como a hotelaria e o transporte aéreo. Segundo o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), as tarifas médias de hospedagens sofreram um aumento significativo em relação ao mesmo mês do ano passado. Por outro lado, os preços das passagens aéreas sofreram uma redução considerada razoável, comparados com os valores apresentados em maio de 2023 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev, explica como a redução nos preços das passagens pode impactar os resultados dos próximos meses. “Como o transporte aéreo de passageiros tem um peso mais relevante no indicador, o LVC tende a ter variações mais modestas. Por outro lado, caso o câmbio do dólar se mantenha, por um período prolongado, acima dos R$ 5,00, haverá uma ascendência considerável sobre os preços das passagens, fomentando o faturamento final do setor”.
O estudo completo está disponível neste link.
Projeção positiva para o mercado no Brasil
Até o fim de 2024, há uma projeção de que o Brasil conquiste um faturamento de US$ 30,3 bilhões, o equivalente a R$ 165 bilhões em viagens corporativas no país. A informação foi apresentada por Suzanne Neufang, CEO da Global Business Travel (GBTA), durante a 16ª edição do evento, que aconteceu entre 22 e 24 de julho, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Segundo a projeção da FecomercioSP e da Alagev, a expectativa é de que o Brasil atinja faturamento de R$ 130 bilhões até o fim de 2024.
“Essa estimativa fomenta a ideia de que o mercado de viagens corporativas se mantém aquecido. Os dados apresentados no GBTA colocam o Brasil na décima posição no ranking dos países com maiores faturamentos em escala global”, analisa Luana Nogueira.
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