Durante a VP Experience 2024, evento realizado pela Viagens Promo entre os dias 2 e 5 de julho no Jatiúca Hotel & Resorts, a inovação foi foco das palestras. A palestra “Automação Inteligente no Turismo: Transformando o futuro das agências de viagens” de Daniel Turbox, CEO e fundador da Turbox e do App MeuAgente.com, complementou a palestra anterior sobre Inteligência Artifical com informações mais aprofundadas acerca de como implementar a ferramenta nos negócios.
Turbox começou a apresentação com a frase de Richard Bookstaber, professor de economia do MIT: “Nenhum homem é melhor do que uma máquina. E nenhuma máquina é melhor do que um homem com uma máquina”, enfatizando que a automação não deve substituir o trabalho humano, mas sim complementá-lo para melhorar a eficiência. Ele diferenciou entre automação simples e inteligente: a primeira realiza tarefas repetitivas com base em regras fixas, enquanto a segunda utiliza inteligência artificial para analisar dados, avaliar o contexto e tomar decisões mais informadas.
Turbox elucidou os benefícios da automação para as agências de viagens, como o aumento da eficiência e produtividade, a redução de custos operacionais e a melhoria na experiência do cliente. “A IA vai muito além de uma tendência de mercado. Temos que usar não porque está na moda, mas para melhorar os serviços e a eficiência”, afirmou.
Durante a palestra, Turbox mencionou o Active Campaign como um exemplo de automação de e-mails com base no contexto da última interação com cliente, o Make, que automatiza a transferência de dados entre sistemas, e o Many Chat, que automatiza a interação com clientes e conversação de leads em vendas. “Todas essas ferramentas são sistemas no-code. Você não precisa ser um programador para conseguir fazer. É tudo visual, com bloquinhos que você vai montando”, explicou.
“O passo a passo para implementar a automação inclui identificação de tarefas repetitivas, definição das prioridades, escolha das ferramentas adequadas, desenvolvimento, testes, treinamento da equipe, monitoramento e ajuste contínuo”, afirmou Turbox, que também destacou a importância dos testes e do treinamento. “Os testes são muito importantes para garantir que tudo funcione conforme o esperado, e o treinamento da equipe é crucial para a adoção bem-sucedida das novas ferramentas”, salientou.
Finalmente, Turbox abordou os desafios da automação, como a resistência interna à mudança e a integração com sistemas legados. “Manter a personalização no atendimento ao cliente é um dos maiores desafios, e é necessário ter estratégias para superar esses obstáculos”, aconselhou. Ele concluiu mencionando tendências emergentes, como a integração da IA com ferramentas como Make e ManyChat, e o uso de agentes de voz para criar fluxos de vendas mais eficazes. “Estamos apenas começando e há muito o que explorar do potencial da automação inteligente”, concluiu.
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