No segundo dia de VP Experience 2024, evento realizado pela Viagens Promo entre os dias 2 e 5 de julho no Jatiúca Hotel & Resorts, inovação foi o foco das palestras, com especial atenção para Inteligência Artificial (IA). Danto o ponta pé inicial no assunto, Alexandre Cordeiro, head de Inovação e Novos Negócios da Viagens Promo, ofereceu uma visão profunda sobre o impacto da tecnologia no setor de turismo. O executivo abordou não só as mudanças que a IA está promovendo, mas também desafiou os participantes a repensar suas abordagens operacionais.

Cordeiro iniciou sua palestra com uma provocação: “Se você não quer ser substituído por um robô, não seja um robô.” Utilizando um exemplo prático pessoal, em que ele pensou estar falando com um robô durante um atendimento por WhatsApp, o executivo evidenciou a necessidade urgente de evolução nos processos. “Vai doer o que vou dizer agora, mas vai ajudar: nossos processos são ineficientes. Em nosso trabalho, fazemos uma variedade de tarefas totalmente repetivas e entediantes”, afirmou o executivo.

A inovação, segundo Cordeiro, frequentemente desafia o status quo, comparando a questão com a forma que CazéTV quebrou o monopólio da Globo sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Um estudo da Goldman Sachs aponta que 25% de todas as indústrias podem ser automatizadas pela IA, o que segundo Cordeiro pode indicar que grande parte das tarefas realizadas por agentes de viagens possam ser automatizadas. “A IA está a seu favor e a favor dos seus negócios. Ela vai proporcionar mais eficiência operacional, permitindo investir mais tempo no desenvolvimento de estratégias”, garantiu o executivo.

Cordeiro também abordou os desafios e oportunidades que surgem com a implementação da IA. “Precisamos ter objetivos claros. Se querem otimizar, encurtar, criar, inovar, automatizar e evoluir, devem incluir soluções tecnológicas para facilitar o caminho. É imprecindível o uso das tecnologias disponíveis para impulsionar e facilitar o trabalho, porém não podemos esperar que elas resolvam todos os problemas sozinhas”, alertou.

Por fim, Cordeiro enfatizou a importância de identificar tarefas repetitivas e mecânicas e torná-las mais rápidas e automatizadas. “Quantas vezes vocês respondem perguntas semelhantes no WhatsApp da agência? Quantas vezesescrevem e-mails parecidos? Quanto tempo gastam gerando orçamentos? Existem maneiras de automatizar essas funções”, afirmou Cordeiro. “O ChatGPT, que é gratuito, pode estruturar ofertas, publicações nas redes sociais e até perguntas frequentes, entre outras tarefas, mas é sempre muito importante revisar e incluir aspectos únicos que só você conhece”, conclui.