Thiago Akira, colunista do Brasilturis, trouxe sua expertize em Marketing para o VP Experience 2024, promovido pela Viagens Promo que aconteceu entre os dias 3 e 4 de agosto no Jatiúca Hotel & Resort, em Maceió (AL). Após palestra sobre como tornar agências em um negócio lucrativo, o consultor de marketing digital para Turismo subiu ao palco para apresentar as principais tendências de sua área para o setor.

A primeira tendência abordada foi a Inteligência Artificial, que também foi tema de outra palestra do mesmo evento. “O Brasil já é o quarto país que mais usa o ChatGPT e, segundo a Microsoft, 74% das pequenas, micro e médias empresas já estão utilizando IA em suas operações diárias”, revelou Akira. “Um mini chat, um WhatsApp, um robô para atendimento, são automações básicas que devem ser consideradas. Mas tomem muito cuidado com o uso excessivo de imagens e vídeos gerados por IA. O turista quer ver o real, o natural será mais valorizado que o artificial”, alerta.

Sobre o uso de CRM, Akira destacou a necessidade de maior adoção no setor de turismo. “65% das micro e pequenas empresas no Brasil usam CRM, mas no Turismo, esse número ainda é muito baixo e precisa crescer,” afirmou. O consultor ainda explicou que o CRM não deve ser utilizado apenas para cadastro, mas de forma inteligente para gerar ações de vendas direcionadas.

O palestrante ainda introduziu o acrônimo ARTE (Atenção, Reconhecimento, Tempo e Experiência) como um guia para os agentes de viagens. “64% dos consumidores trocam de fornecedor por falta de atenção personalizada e 73% afirmam que uma experiência de compra positiva influencia na decisão de compra. É importante também entender o ritmo e os interesses dos clientes, garantindo uma transformação real em suas viagens”, acrescenta.

Akira destacou também o TikTok como uma ferramenta poderosa para descobertas e ainda elencou alguns dados da plataforma. Um a cada três usuários procurou por viagens ou tópicos relacionados na rede social e 84% dos viajantes do TikTok querem viajar dentro do Brasil. Com isso, ele incentivou os agentes a utilizarem a plataforma, não apenas para produzir conteúdo, mas também para pesquisar o comportamento dos clientes.

Akira destacou a importância do conteúdo gerado pelos clientes. “79% dos consumidores afirmam que esse tipo de conteúdo influencia suas decisões de compra. É interessante que vocês estimulem seus clientes a produzir conteúdo e compartilhar suas experiências”, recomendou o palestrante.

Por fim, o consultou de Marketing digital também incentivou o uso do storytelling. “75% dos consumidores enfatizam a necessidade de empresas trazerem histórias para sua estratégia. Recomendo que usem histórias pessoais, narrativas de conflito e depoimentos de clientes para criar uma conexão emocional com o público”, finaliza.