A Turkish Airlines manteve crescimento no segundo trimestre de 2024, transportando um total de 22,1 milhões de passageiros, um aumento de 7,7% na capacidade em comparação com o mesmo período do ano anterior. A companhia aérea superou em 38% a capacidade de passageiros de 2019, conforme dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), destacando-se como líder na indústria em meio à crescente concorrência.

A Turkish Cargo, subsidiária da Turkish Airlines, também registrou crescimento significativo. Utilizando a maior instalação de carga aérea da Europa, Smartist, a companhia aproveitou o aumento do e-commerce e ofereceu alternativas logísticas para evitar interrupções no Canal de Suez. Como resultado, a Turkish Cargo aumentou em 32% a quantidade de carga transportada no primeiro semestre de 2024, tornando-se a terceira maior transportadora aérea de carga do mundo, segundo a Iata.

No período de abril a junho de 2024, as receitas totais da Turkish Airlines cresceram 10% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 5,7 bilhões. As receitas de passageiros, representando 81% do total, aumentaram para US$ 4,6 bilhões, impulsionadas pela forte demanda na região do Extremo Oriente. As receitas de carga também cresceram 48%, alcançando US$ 885 milhões. No entanto, a pressão competitiva sobre as receitas unitárias de passageiros e os efeitos adversos da inflação global nos custos resultaram em uma queda de 26% no lucro operacional, totalizando US$ 591 milhões.

A Turkish Airlines planeja expandir sua frota para 800 aeronaves até 2033 como parte de sua Estratégia do Centenário. No primeiro semestre de 2024, a companhia aumentou o número de aeronaves em 9%, chegando a 458, apesar dos desafios na produção de novas aeronaves.

Empregando aproximadamente 92 mil pessoas juntamente com suas subsidiárias, a Turkish Airlines continua a representar a Turquia com uma rede de voos única, frota moderna, serviço superior e desempenho bem-sucedido. Para os próximos anos, a companhia reafirma seu compromisso com o crescimento sustentável no setor de aviação, alinhado com os objetivos nacionais de desenvolvimento e sua estratégia para 2033.