Nesta terça-feira (07), a Latam apresentou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2024. No período, a companhia teve um total de US$ 3 bilhões em receitas operacionais e lucro líquido de US$ 146 milhões, mantendo a tendência positiva de desempenho operacional e financeiro.

No primeiro semestre deste ano a Latam obteve, portanto, lucro líquido de US$ 405 milhões – impulsionado pelo crescimento e margens saudáveis. Para Tori Creighton, head Of Investor Relations, os bons resultados da companhia podem ser atribuídos ao aumento das receitas de passageiros – devido ao contínuo crescimento do segmento internacional – e ao bom desempenho das subsidiárias domésticas, mesmo durante a baixa temporada. “É um exemplo da fortaleza e do momento que a Latam vive hoje”, celebrou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

“Na aviação, a gente vive momentos muito diferentes o tempo todo. Tivemos a pandemia e tantos outros momentos, e hoje a companhia está gerando caixa, saudável, buscando mante ro crescimento e vendo formas de ajudar o Brasil além de colocar assentos a venda. Estamos olhando caminhos para expandir, ainda mais, não só a operação como o setor aéreo do Brasil”, destacou o CEO.

Durante o trimestre, a ocupação foi de 82,2%, representando uma melhoria de 1,8 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2023. Em voos internacionais, a taxa foi de 84,3%. As operações domésticas da Latam Airlines Brasil tiveram o maior aumento, com uma melhoria de 2,5 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2023, alcançando 79,8%.

Com relação ao EBITDA, a aérea registrou o valor de US$619 milhões para o trimestre, um aumento de 10,7% em relação ao mesmo período de 2023, devido ao aumento na capacidade operacional e à contenção dos custos unitários, excluindo o combustível.

Neste mesmo período foram transportados 19,1 milhões de passageiros, número que representa um aumento de 11,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação à capacidade consolidada, medida em assentos quilômetros disponíveis (ASK), houve um aumento de 16,2% no segundo trimestre em comparação com o mesmo trimestre de 2023. Esse crescimento foi alcançado mesmo com o impacto que a Latam Airlines Brasil enfrentou com as enchentes no estado do Rio Grande do Sul e a suspensão das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (POA) a partir de maio.

Um outro destaque apontado durante a apresentação foram os níveis inéditos de satisfação do cliente. O NPS – medida de satisdfação do cliente – subiu, nos últimos cinco anos, de 33 para 54 para passageiros regulares, equanto clientes de alto valor registraram aumentou de 32 para 59. Para Jerome, fatores como a cabine Premium Economy e melhorias nos serviços foram cruciais para avaliação positiva dos clientes.

Jerome detalhou, ainda durante a coletiva, o investimento de US$ 2 bilhões, anunciado recentemente, para o mercado brasileiro. “O volume do investimento está dentro do plano de desenvolvimento financeiro da Latam e o Brasil deve receber, nos próximos 2 anos, cerca de 2 bilhões de dólares divididos entre frota e equipamentos para devidas manutenções. Além disso, está em vista uma série de projetos como o retrofit de cabines nas aeronaves já existentes na frota, assim como a construção de uma sala vip em Guarulhos (SP). Está previsto, ainda, investimentos no site, aplicativo e programa de fidelidade da companhia.