Nesta sexta-feira (9), um avião ATR-72-500 da Voepass (antiga Passaredo), com 58 passageiros e 4 tripulantes, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Imagens que circulam na internet mostram a aeronave caindo em parafuso, o que levou especialistas a sugerirem que a causa do acidente pode estar relacionada a um estol — uma situação crítica onde a aeronave perde a sustentação necessária para se manter em voo.
O estol ocorre quando as asas de um avião não conseguem mais gerar a sustentação necessária para mantê-lo no ar, geralmente devido a uma redução significativa da velocidade ou ao ângulo inadequado das asas em relação ao fluxo de ar. Quando isso acontece, a aeronave pode entrar em uma queda brusca, o que torna o controle do avião extremamente difícil, se não impossível.
Geraldo Portela, especialista em gerenciamento de risco e segurança, explicou – em entrevista ao G1 – que as imagens sugerem que a aeronave estava em estol no momento da queda, indicando que ela não conseguiu manter a velocidade mínima necessária para a sustentação. Em algumas situações, o estol pode ser recuperado se houver tempo e altitude suficientes, mas em outras, pode levar a um acidente inevitável.
O estol pode ser causado por vários fatores, incluindo erros de pilotagem, problemas mecânicos, ou condições meteorológicas adversas. Neste caso específico, especialistas mencionaram a possibilidade de formação de gelo sobre as asas, o que pode ter ocorrido na rota do avião. O gelo nas asas pode alterar o perfil aerodinâmico, reduzindo a sustentação e aumentando o risco de estol.
Investigação em andamento
As causas exatas do acidente ainda estão sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos no Brasil. Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo, já foram enviados ao local do acidente para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
O avião, um turboélice modelo ATR-72, estava em voo da cidade de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) quando caiu em Vinhedo. A companhia aérea Voepass, dona da aeronave, informou que todos os recursos foram mobilizados para apoiar os envolvidos. Até o momento, ainda não há confirmação sobre vítimas ou a situação dos passageiros e tripulantes a bordo.
Agenda