Maior felino das Américas e símbolo da biodiversidade brasileira, a onça-pintada é pop e há um mês vem desfilando pela cidade através da iniciativa de arte Jaguar Parade. Ao todo, 68 obras pintadas por diversos artistas podem ser vistas em frente ao Fairmont Rio, praças, praias, parques e nos principais pontos turísticos, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Parque Lage e Lapa.

No dia 13 de agosto, algumas das peças avistadas pela cidade terão um destino certo, o hotel Fairmont Rio de Janeiro, que inaugurou espaço privativo Gold Solarium e se encontra na icônica Praia de Copacabana, onde serão leiloadas. Todo o lucro será revertido para ONGs que se dedicam à conservação deste animal que está ameaçado de extinção.

O hotel é parceiro dessa iniciativa que chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, após passar por Nova Iorque, São Paulo, Florianópolis e outras cidades do mundo. Uma das peças foi adotada pelo Fairmont Rio e assinada pela artista carioca Annyvii, do Complexo do Alemão. O público teve a oportunidade de acompanhar em tempo real o processo de desenvolvimento da obra de arte. O valor leiloado da peça será revertido para a ONG Onçafari.

Para Netto Moreira, gerente-geral do Fairmont Rio, receber as peças da Jaguar Parade reforça o papel do hotel na cena cultural da cidade: “O Fairmont Rio tem a arte como um dos principais pilares e apoia diversas iniciativas artísticas que traduzem a essência multicultural do Rio de Janeiro. Fazer parte desse movimento artístico e ter onças pintadas em frente ao hotel oferece ao público a oportunidade de apreciar e se conscientizar sobre a importância desse felino que representa tão bem o nosso país”, reitera Netto Moreira.

A arte como inspiração

Aberto em agosto de 2019, o Fairmont Rio de Janeiro surgiu com inspirações que evocam o glamour do Rio de Janeiro nos tempos do aparecimento da bossa nova. Com o projeto arquitetônico e de interiores assinado por Patrícia Anastassiadis, o hotel possui a arte como um dos principais pilares.

Integrado ao projeto, estão as esculturas de madeira de Hugo França, feitas com resíduos florestais, as cerâmicas exclusivas feitas à mão de Flávia Del Pra e também as esculturas de argila de Brumadinho, idealizadas pelos irmãos Campana, entre outras peças que representam o melhor do design nacional e que trazem as histórias, entrando em sintonia com a marca e o que o hotel representa.

No lobby, que fica no sexto andar e de onde o público pode contemplar a vista da cidade, além de ser um espaço que promove exposições de talentos brasileiros.