O Blue Tree Thermas de Lins, em parceria com a JCI Brasil-Japão, realizou a 13ª edição do Japan Experience Lins que, neste ano, teve como tema “Amor e cuidado ao planeta”. Criado por Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, o evento é uma celebração das tradições japonesas e oferece uma plataforma para debates relevantes ao setor turístico.

O resort sediou o VIII Fórum de Lideranças, evento que reuniu mais de 90 participantes. Sob o tema “Encontro de gerações: crianças, jovens e idade de prata”, o evento reuniu líderes de diversas áreas e idades para compartilhar experiências, discutir desafios e explorar novas ideias com o objetivo de fortalecer habilidades de gestão, incentivar a colaboração e promover o crescimento organizacional.

“Fortalecemos a interação entre as gerações para construir uma sociedade mais justa, onde verdadeiras lideranças possam emergir como agentes de mudança. Este foi um espaço para reflexões, aprendizado mútuo e desenvolvimento de estratégias”, afirmou Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels.

A abertura do evento contou com discursos de agradecimento de Marina Fukuhára, da JCI; Hidêto Honda, da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste; Massamítu Massûda, da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins (ABCEL); e Kazutôshi Inôue, do Consulado Geral do Japão em São Paulo. A psicóloga clínica Harumi Kawamoto conduziu uma dinâmica de mindfulness focada no equilíbrio entre vida pessoal e atenção ao presente.

Chiho Komuro, cônsul-geral adjunta do Japão em São Paulo, abordou a política externa do Japão, destacando a visita do primeiro-ministro Fumio Kishida, o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e Brasil, e o 120º aniversário da imigração japonesa no Brasil. Komuro também enfatizou a importância do intercâmbio de amizade entre os dois países e a Expo 2025, que terá como foco a sustentabilidade.

Saúde e Bem-Estar

O painel “Saúde: Equilibrando o desequilíbrio” contou com a participação de Sumika Mori, geriatra e especialista em medicina do estilo de vida, longevidade e fragilidade, e Fabio Ota, CEO da ISGAME (Escola Internacional de Jogos), com moderação de Harumi Kawamoto. Foram discutidos temas como a síndrome de fragilidade, envelhecimento acelerado e questões relacionadas ao burnout, diferenças sociais, falta de sono e alimentação inadequada. Mori destacou a importância do Ikigai (propósito de vida) e da prática regular de exercícios físicos, enquanto Ota enfatizou o papel dos jogos na melhoria das funções cognitivas dos idosos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade foi abordada em um painel com Sandra Boccia, conselheira e jornalista de inovação e sustentabilidade, Márcio de Souza, coordenador de projetos do Shizen Ambiental, Lucas Tavares, presidente do Rotaract Club 2023-2024, Israel Alfonso, presidente do Rotary Club de Lins, e Fabrício de Carvalho, engenheiro ambiental e sanitarista. Com a moderação de Valdir Bezerra, os participantes discutiram desafios socioambientais, políticas públicas e a importância da educação ambiental para as novas gerações.

Cultura Digital e Relações Intergeracionais

O segundo painel do VIII Fórum de Lideranças, “Relações Intergeracionais: Cultura digital e sociedade”, foi liderado por Yasutoshi Miyoshi, presidente e CEO da Hitachi South America, Marisol Kiyoko, fundadora do Vou de Nekô, e Eric Okino, coordenador do Projeto Integração da JCI Brasil-Japão, com moderação de Carolina Chamorro Ling. Marisol destacou o desenvolvimento de tecnologias voltadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos, enquanto Eric ressaltou a importância da inclusão digital para promover uma melhor qualidade de vida e conexão social.

Yasutoshi Miyoshi abordou a sucessão empresarial, destacando a importância do planejamento antecipado e da gestão de conflitos, além de enfatizar as questões éticas e de privacidade relacionadas à inteligência artificial. Ele sugeriu ações como empatia, respeito, experiência e espontaneidade para fortalecer as relações intergeracionais.

União para Criação de Valor

A última palestra foi conduzida por Milton Yuki, CEO da Musubi, que destacou a importância dos relacionamentos para a saúde e felicidade. Yuki enfatizou que conexões sociais são essenciais para o bem-estar e que a qualidade dos relacionamentos é o que realmente importa. Ele também compartilhou os conceitos de Ikigai (propósito de vida) e Musubi (amor incondicional no Japão), ilustrando suas ideias com exemplos de parcerias empresariais bem-sucedidas.

No encerramento do VIII Fórum de Lideranças, Chieko Aoki sublinhou a união dos participantes e a troca de conhecimentos como elementos-chave para o sucesso do Japan Experience Lins. “O sucesso deste evento é resultado do esforço e dedicação de todos os envolvidos. É inspirador ver como o Japan Experience Lins promove novas lideranças e discute questões essenciais como sustentabilidade e bem-estar”, concluiu.