O Brasil foi escolhido como o país homenageado da edição de 2024 da Feira Internacional de Turismo da América Latina (Fit), que ocorrerá entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro em Buenos Aires, Argentina. A Fit é reconhecida como uma das maiores feiras de turismo do continente, e a homenagem ao Brasil ressalta a riqueza e a diversidade dos destinos turísticos brasileiros.

Durante o evento, o estande da Embratur, em parceria com o Sebrae, oferecerá aos visitantes uma imersão na cultura, gastronomia e belezas naturais do Brasil. A ação é uma oportunidade de promover destinos brasileiros e destacar as oportunidades turísticas disponíveis nos diversos estados e municípios do país. A Argentina, que é o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,1 milhão de argentinos visitando o país em 2024, terá a chance de conhecer ainda mais sobre as opções de turismo no Brasil.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância desta homenagem. “É uma grande honra para o Brasil ser o país homenageado na Fit. Mostraremos um Brasil além do óbvio, apresentando novos destinos e experiências ricas em cultura, gastronomia e aventuras.”

“Ter o Brasil como país homenageado na Fit Latin America é uma oportunidade única para apresentar novos destinos ao maior mercado emissor de turistas internacionais para o nosso país. Nosso objetivo é aumentar cada vez mais o número de turistas estrangeiros no Brasil, para atingirmos a marca histórica de 7 milhões de visitantes internacionais”, enfatizou Celso Sabino, ministro do Turismo do Brasil, sobre a importância estratégica desta participação.

A participação do Brasil como país homenageado na Fit também reflete a relevância do turismo no relacionamento bilateral entre Brasil e Argentina. O embaixador do Brasil na Argentina, Julio Glinternick Bitelli, comentou que o intercâmbio turístico fortalece os laços econômicos e culturais entre os dois países, consolidando a aliança histórica e estratégica.

A conectividade aérea entre Brasil e Argentina também tem sido foco da Embratur, que busca aumentar o número de voos e, consequentemente, o fluxo de turistas entre os dois países. Atualmente, 12 companhias aéreas operam voos diretos entre Argentina e diversos destinos brasileiros, com previsão de 2,5 milhões de assentos disponíveis até o final de 2024, representando um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

Andrés Deyá, presidente da Fit, reforçou o orgulho de destacar o Brasil nesta edição: “É um país-irmão e o principal destino de intercâmbio turístico com a Argentina. Este ano, sua participação será ainda mais destacada, mostrando todos os seus atrativos turísticos.”