A Embratur, em parceria com o Sebrae, deu início na última sexta-feira (23) a uma press trip com jornalistas da Argentina e do Chile para promover destinos turísticos em Brasília (DF) e no Rio Grande do Norte (RN). A ação, que se estende até a esta quarta-feira (28), tem como objetivo ampliar a visibilidade internacional desses destinos, destacando a capital federal e as belezas naturais do estado potiguar.

A iniciativa faz parte de uma estratégia para consolidar e fortalecer a malha aérea na região, especialmente com a recente inauguração do voo direto entre Santiago e Brasília, que começou a operar em junho. A expectativa é que a visita dos jornalistas contribua para aumentar a venda de assentos nesse voo, ao mesmo tempo em que divulga os atrativos turísticos brasileiros em mercados estratégicos.

“Estamos contemplando Brasília como destino turístico, diversificando nossos produtos na Argentina e no Chile, e mostrando para os turistas desses países que o novo voo para a capital federal também é um hub para as cidades do Nordeste. Essa iniciativa trará benefícios em termos de geração de empregos e ingresso de divisas internacionais no Brasil, que é o papel fundamental do turismo”, enfatizou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, sobre a importância da press trip.

Participam da ação da Embratur três jornalistas argentinos e dois chilenos que atuam em veículos de comunicação de destaque em seus países. Entre eles estão Francisco Martorell, diretor e jornalista da Revista El Periodista, e Loreto Soler, da Chile Múltiples Sabores e Colores, representando o Chile. Pela Argentina, os comunicadores convidados são Hernán Martín de Goñi, diretor jornalístico do El Cronista Comercial, e Ariana Ana María Balaguer, jornalista e colunista da Rádio Rivadavia.

Durante a estadia em Brasília, o grupo teve a oportunidade de conhecer diversos restaurantes e realizar um tour cívico pelo centro da cidade, além de viver uma experiência única no Balancéu, o maior balanço a céu aberto do Brasil, e assistir a shows no Festival Na Praia.

No domingo (25), os jornalistas seguiram para a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, onde participaram de atividades como passeios de jipe pela Praia de Minas Cacimbinhas, passeios em flutuantes, e tiveram contato direto com a rica gastronomia local. No penúltimo dia, eles retornarão a Natal para um passeio de buggy e uma visita ao Alto do Potengi.

A press trip visa não apenas divulgar os destinos turísticos, mas também criar conteúdo informativo de qualidade que possa atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil, fortalecendo a presença do país nos mercados argentino e chileno.