São Paulo (SP) – Na noite desta segunda-feira (26), foi dado o início ao Visit USA 2024, ação que tem como premissa reafirmar a importância do mercado brasileiro para o turismo dos Estados Unidos, destacando as novas iniciativas e os dados que evidenciam o impacto econômico e cultural das viagens entre os dois países. O evento, realizado anualmente há mais de 30 anos pelo Visit USA, em parceria com o Departamento de Comércio e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, trouxe neste ano uma série de inovações que refletem as mudanças e demandas do setor.

Neste ano, o evento foca em três pilares principais: a integração entre destinos dos Estados Unidos e operadoras brasileiras, a ampliação da participação de novos patrocinadores e a introdução de destinos inéditos no portfólio de expositores. Entre os destaques, está a primeira participação da Hard Rock International como patrocinadora Master e Woofi se unindo a já antiga parceira Hertz como patrocinadoras Platinum. Além disso, destinos como Boston, Las Vegas, São Francisco e Washington D.C. marcaram presença, alguns deles pela primeira vez.

“Estou muito contente em continuar essa tradição, e ainda mais satisfeito em termos novas cidades, atrações e patrocinadores. Obrigado aos parceiros que há muitos anos nos apoiam, inclusive os destinos que sempre recebem muita atenção”, celebra Nathan Traurig, vice-cônsul comercial de Turismo dos Estados Unidos no Brasil.

Nathan Traurig, vice-cônsul comercial de Turismo dos Estados Unidos no Brasil, e Emanuelle Nadal, especialista Comercial de Turismo e Viagens do Consulado dos EUA (Foto: Greg Grigoragi)

A programação do evento incluiu seminários educacionais voltados para a capacitação de agentes de viagem, que ocorrerão durante a manhã, e um workshop de turismo na parte da tarde, onde os expositores poderão interagir diretamente com os agentes. A expectativa é um total de até mil agentes de viagens considerando também o evento em Belo Horizonte, que será encerrado com um coquetel VIP.

Benjamin Wohlauer, vice-cônsul geral, destaca o impacto significativo do turismo brasileiro nos Estados Unidos, mencionando que em 2023, o país recebeu 66,5 milhões de visitantes internacionais – o que representa 84% do fluxo pré-pandemia -, dos quais 1,6 milhão eram brasileiros. Esses turistas injetaram aproximadamente 580 milhões de dólares por dia na economia norte-americana, gerando 1,6 milhão de empregos. Com uma média de 19 dias de permanência nos EUA, os brasileiros continuam a ser um dos mercados mais importantes para o turismo internacional dos Estados Unidos.

Com a continuidade da programação em Belo Horizonte, o evento promete seguir promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos, fortalecendo os laços entre os dois países e impulsionando o crescimento do turismo internacional.