Uma falha no Sistema de Posicionamento Global (GPS) do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), resultou no cancelamento de vários voos e causou atrasos nas operações de diferentes companhias aéreas nesta quinta-feira (29). A GRU Airport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, informou que está trabalhando para identificar a causa da falha, que afeta especificamente o sistema de navegação aérea (GNSS). Embora os sistemas do aeroporto e de navegação aérea estejam operando normalmente, o problema no GPS gerou uma “intermitência” que impactou as decolagens da Gol, Azul e Latam.

A Gol Linhas Aéreas confirmou o cancelamento de voos com origem ou destino em Guarulhos, embora não tenha divulgado o número exato de operações afetadas. De acordo com a aérea, os atrasos pontuais foram registrados e que os passageiros impactados estão sendo reacomodados nos próximos voos disponíveis, com todas as facilidades previstas. “A companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança, valor número um da Gol”, afirmou a companhia, em nota.

A Azul, por sua vez, cancelou quatro voos: AD4769 (Guarulhos-Cuiabá), AD4157 (Cuiabá-Guarulhos), AD4236 (Confins-Guarulhos) e AD5031 (Guarulhos-Confins). A empresa lamentou os transtornos causados e assegurou que está oferecendo toda a assistência necessária aos clientes, conforme estipulado pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, declarou a companhia, em nota.

A Latam, que também registrou atrasos em suas decolagens, informou que suas operações já foram normalizadas. A companhia destacou que os atrasos foram causados por questões técnicas do aeroporto, totalmente alheias ao seu controle.

A concessionária GRU Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que recebeu 4,1 milhões de passageiros em julho, confirmou o problema no sistema de navegação (GNSS), específico para aeronaves, que causou atrasos em algumas decolagens. A empresa afirmou que os sistemas do aeroporto e de navegação aérea estão operando normalmente e que planos de contingência foram acionados. Equipes técnicas estão trabalhando em conjunto para identificar e solucionar a falha no GPS.