Tudo começou com uma iniciativa, em 2008, de um trio de brasileiros que compartilhava um quarto em Londres, no Reino Unido. No ano seguinte, nascia oficialmente, já em terras brasileiras, no Rio Grande do Sul, a Real Seguro Viagem, o primeiro comparador de seguro viagem do Brasil. Em 2024, a empresa completa 15 anos ampliando os serviços oferecidos, aperfeiçoando a área de atendimento ao cliente e chegando à marca de 1,4 milhão de viajantes atendidos.

Na prática, trata-se de uma plataforma pela qual o viajante faz a cotação de opções de seguro viagem. A pessoa indica origem, destino e datas previstas para embarque e desembarque. A ferramenta apresenta pacotes de diversas seguradoras, com antecipação de até um ano. Pela própria Real Seguro Viagem, o viajante faz, então, a escolha e a compra de seu pacote. Vale lembrar que o seguro viagem é obrigatório em várias partes do mundo, como na Europa, e é recomendado para viagens em geral.

“O processo de cotação, apresentação das opções e aquisição do pacote pelo cliente pode ser feito em três minutos”, ressalta Hugo Reichenbach, diretor de operações e sócio da Real Seguro Viagem. “A pessoa compara os planos oferecidos pelas diversas seguradoras parceiras, tanto em relação a preços quanto a benefícios contemplados, e escolhe a opção que melhor lhe atende”, acrescenta o executivo.

O diferencial da Real Seguro Viagem está em entregar opções que satisfaçam necessidades específicas para cada perfil de viajante. A empresa tem incluído planos que prevejam coberturas específicas para idosos, gestantes, viajantes esportistas, ou para aqueles que vão realizar seus percursos de moto, por exemplo. Além disso, a empresa também oferece planos com cobertura para a covid-19.

Outro aperfeiçoamento está no foco ao atendimento ao cliente. Reichenbach observa que, quando o assunto é seguro, muitas dúvidas surgem entre os viajantes, além de ser um item visto como sujeito a burocracias. “Criamos um aplicativo, denominado ‘Seu’, que coloca o viajante em contato direto com a seguradora. Trabalhamos para que a pessoa se sinta confiante em comprar o plano mais adequado e saiba como proceder caso precise recorrer ao seguro”, sublinha Reichenbach.

Isso reflete um investimento constante no desenvolvimento da tecnologia. Apesar de registrada com CNPJ em Porto Alegre, desde 2015, a empresa adota o conceito de nômade digital. A equipe de mais de 40 colaboradores está distribuída em mais de dez cidades pelo Brasil.

Voltando à origem de tudo: os primeiros passos começaram em Londres, em 2008. Naquela época, Rafael Antonello, Diego Dias e Gabriel Engel, que estavam em intercâmbio no Reino Unido, tiveram o primeiro contato com comparadores online ao procurar por seguro viagem. Em 2009, aquele experimento se transformou numa empresa, constituída por Rafael e Gabriel.

“Abrimos CNPJ, recebemos autorização para operar, alugamos uma sala bem pequena e colocamos no ar, em fevereiro de 2009, o site do primeiro comparador de seguro viagem do Brasil”, relembra Reichenbach. “Nunca esqueceremos a primeira venda pelo site, em um sábado pela manhã daquele mesmo mês”, orgulha-se.

Desde então, a empresa atingiu importantes marcos. Em 2012, a Real lançou um programa de afiliados para apoiar blogueiros viajantes. Em 2015, optou por adotar o modelo de nômade digital. Em 2019, foi contemplada pelo Scale Up Endeavor, programa que impulsiona empreendimentos inovadores. Logo no ano seguinte, enfrentou o desafio da pandemia de covid-19, quando a empresa apertou o cinto, mas garantiu o direito de reembolso de todos os clientes que não puderam viajar por causa da pandemia.

Em 2020, Hugo Reichenbach ingressou na sociedade, inicialmente elaborando o rebranding e a reestruturação de diversos processos. E, em 2024, a empresa continua crescendo, alinhada às mudanças na forma de viajar e às tendências do turismo.