BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,68

Viní­cola Salton lança guias de acessibilidade no Enoturismo

Na última quinta-feira (29), foi apresentado na Casa di Pasto Família Salton, em Bento Gonçalves, o resultado de um projeto inovador voltado para a acessibilidade no enoturismo. A parceria entre a Vinícola Salton e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) culminou na criação do Guia de Acessibilidade no Enoturismo e do Glossário em Libras do Enoturismo, materiais que visam a inclusão de pessoas com deficiência no turismo vitivinícola.

O desenvolvimento do projeto, que teve início em outubro de 2022 e se estendeu até outubro de 2023, envolveu um grupo diversificado de especialistas e colaboradores, incluindo pessoas com deficiência, arquitetos, profissionais de turismo, designers e especialistas em inclusão. O objetivo central foi mapear e superar as barreiras que dificultam a acessibilidade no enoturismo, tanto em ambientes físicos quanto digitais.

“O conceito de enoturismo acessível é abrangente, envolvendo desde a possibilidade de agendamento de visitas até a participação plena em experiências turísticas, sem a presença de barreiras físicas, digitais ou atitudinais”, explicou Anderson Dall Agnol, coordenador do projeto pelo IFRS e pessoa com deficiência visual.

Guia de Acessibilidade no Enoturismo

O Guia de Acessibilidade no Enoturismo é um documento digital que oferece mais de 100 páginas de orientações práticas para tornar o turismo do vinho acessível a diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiências visual, auditiva, física, intelectual, múltipla, surdocegueira e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O guia aborda desde a escolha de mobiliário adequado para cadeirantes até a importância de uma sinalização clara e precisa, exemplificando com iniciativas implementadas na Casa di Pasto Família Salton.

A Casa di Pasto, inaugurada em 2023, é um modelo de acessibilidade, oferecendo piso tátil, sinalização em Braile, elevadores adaptados e cardápios em Braile e Libras, garantindo que pessoas cegas e surdas possam desfrutar da experiência enoturística com autonomia.

Além da acessibilidade física, o guia também aborda a necessidade de melhorar a acessibilidade digital, incentivando a criação de conteúdos mais acessíveis para sites e redes sociais, e propõe orientações para atendimento inclusivo, garantindo que todas as etapas da experiência turística sejam plenamente acessíveis.

Glossário em Libras do Enoturismo

Paralelamente ao guia, foi lançado o Glossário em Libras do Enoturismo, uma ferramenta online que reúne termos e conceitos do universo do vinho traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desenvolvido com a participação direta da comunidade surda, o glossário oferece vídeos com sinais inéditos para termos técnicos como “enoturismo”, “vinho tinto”, “terroir” e “perlage”, entre outros.

“Buscamos implementar o máximo de adaptações possíveis, e o desenvolvimento conjunto com o IFRS foi fundamental para enriquecer nossas práticas e garantir que possamos oferecer uma experiência completa e acessível para todos os visitantes”, afirmou Nicole Salton, coordenadora de Trade Marketing e Customer Experience da Vinícola Salton.

Próximos passos

A Vinícola Salton espera que o sucesso desta iniciativa sirva de exemplo para outras empresas do setor, incentivando a adoção de práticas inclusivas no enoturismo em todo o país. O Guia de Acessibilidade no Enoturismo e o Glossário em Libras do Enoturismo estão disponíveis online e podem ser acessados gratuitamente, beneficiando tanto o setor privado quanto órgãos públicos interessados em promover a acessibilidade.

Confira os documentos clicando nos links abaixo:
Guia de Acessibilidade no Enoturismo
Glossário em Libras do Enoturismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS