Uma iniciativa pioneira no Distrito Federal pretende criar oportunidades de trabalho para mulheres trans e travestis no setor de turismo. Em parceria com a Sama Sama International e recursos da Conscious Travel Foundation, a Casa Rosa, um centro de acolhimento LGBTQIAPN+ em Sobradinho, anuncia o projeto Trans Stories Brasília. O projeto tem como objetivo formar mulheres trans para atuarem como guias turísticas, promovendo passeios a pé por pontos turísticos e locais de relevância para a comunidade LGBTQIAPN+.

O projeto, desenvolvido por Jayni Gudka, fundadora da Sama Sama International, é inspirado no sucesso da Unseen Tours, que capacitou pessoas em situação de rua para liderar passeios turísticos em Londres. Agora, essa experiência será adaptada para o contexto de Brasília, promovendo visibilidade e novas perspectivas sobre a cidade.

Jayni Gudka está em Brasília até o dia 15 de setembro para articular o projeto junto a movimentos sociais, autoridades públicas e coletivos LGBTQIAPN+. O Trans Stories Brasília está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2025 e oferecerá não apenas capacitação profissional, mas também suporte para a criação de uma cooperativa. As participantes terão acesso a recursos financeiros e orientações para desenvolver suas atividades como guias turísticas, contribuindo para a inserção delas no mercado de trabalho, muitas vezes inacessível devido ao preconceito.

Segundo Pedro Matias, coordenador da Casa Rosa, “o projeto vai além da inclusão no mercado de trabalho. É uma oportunidade de oferecer uma visão única sobre a história e os espaços de Brasília, com destaque para locais importantes para a comunidade LGBTQIAPN+, que muitas vezes são invisibilizados”.