A CCR Aeroportos entregou na última sexta-feira (06) as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Petrolina (PNZ), realizadas três meses antes do prazo previsto. Com um investimento de R$ 56 milhões, as melhorias visam aumentar a segurança operacional e proporcionar mais conforto e modernidade aos passageiros que utilizam o terminal do sertão pernambucano.

As intervenções incluíram a reforma do Terminal de Passageiros, instalações elétricas no TPS, ampliação do pátio de aeronaves e a implementação de sistemas de ajuda à navegação. Entre os destaques da obra está a nova sala de embarque, que dobrou de tamanho, passando a contar com uma área de 1.185 m², três portões de embarque e um novo canal de inspeção equipado com três aparelhos de raio-x. Além disso, foram dobradas as instalações de banheiros e criado um vestiário exclusivo para profissionais da aviação.

Outro avanço importante foi a ampliação do número de posições de aeronaves, de cinco para sete, aumentando a capacidade de operações simultâneas de pouso e decolagem. Rogério Guimarães, gerente de Engenharia da CCR Aeroportos, destacou o trabalho árduo para a entrega: “O Aeroporto de Petrolina está pronto para o futuro”.

O Aeroporto de Petrolina tem registrado um crescimento constante no fluxo de passageiros. No primeiro semestre de 2024, o terminal movimentou mais de 262 mil pessoas, um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período de 2023. Desde a chegada da CCR em 2022, mais de 1 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto, evidenciando o impacto do terminal na economia do Vale do São Francisco.

Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos, ressaltou a importância do aeroporto para a região: “O Aeroporto de Petrolina é crucial para o desenvolvimento econômico e social do sertão nordestino. Agora, com uma infraestrutura mais moderna e eficiente, estamos preparados para receber ainda mais turistas e contribuir com o crescimento local”.

Atração cultural e novas lojas

Como parte das melhorias, a CCR Aeroportos inaugurou uma escultura de trio forrozeiro, representando a cultura local. O monumento, criado por Francisco Carmo Fernandes Assunção, tem três metros de altura e promete encantar moradores e turistas.

Além disso, o terminal também passou a contar com novas opções de pontos comerciais, como as lojas Casa do Bife, Salshipão e Mandacaru, ampliando a experiência dos passageiros. Vale, ainda, ressaltar que a CCR Aeroportos segue realizando melhorias em outros 15 aeroportos em todo o país, com um investimento total de R$ 1,8 bilhão.