A Flytour Business Travel reuniu gestores de viagens corporativas na Sede da BeFly, em São Paulo, para uma tarde de insights valiosos sobre o setor. O encontro Bridges faz parte da estratégia de desdobramento das pautas abordadas na GBTA 2024, o principal evento global sobre viagens a negócios, em Atlanta, nos Estados Unidos, que aconteceu em julho desse ano.

Como parte do maior ecossistema de turismo da América Latina, a Flytour realizou uma parceria com a Jazz Side, também da BeFly, e proporcionou cinco painéis com profissionais renomados do turismo. Temas como inovação, governança, NDC, inteligência artificial e ESG foram as principais pautas do evento, cujo objetivo foi estreitar laços com clientes estratégicos e reforçar o desenvolvimento do mercado de viagens corporativas.

“Essa foi uma oportunidade única de conexão com nossos parceiros comerciais. Desde julho, quando levamos nossos clientes para a GBTA 2024, já tínhamos em mente a ideia de realizar mais uma edição do encontro Bridges com os demais gestores de viagens e, juntos, construirmos insights ainda mais poderosos sobre o que foi comentado”, comenta Manuela Bernardes, diretora executiva da Flytour Business Travel e Flytour Eventos.

Confira, abaixo, alguns temas e destaques do evento.

ESG: tendências e desafios para os próximos anos

Para dar início à tarde, Andrea Panisset, Head de Marca & ESG da BeFly, discutiu boas práticas de ESG ao lado de Manuela Bernardes e Stephanie Menescal, Sr. Manager do Hilton. “Essa é uma pauta que cresce cada dia mais no setor de viagens corporativas, e precisamos unir estratégia de negócio a soluções, verdadeiramente, sustentáveis. O cliente está cada vez mais exigente e nós precisamos estar preparados para atendê-los”, comenta Panisset. Um dos destaques do painel foi a discussão sobre a importância dos acordos diretos entre empresas e fornecedores para o investimento em soluções sustentáveis de hotelaria, transporte, trabalho social, neutralização e redução da emissão de CO2.

Programa de Hotéis: utilidade corporativa ou perda de tempo?

O segundo painel foi conduzido por Érika Alkimim, Head de Novos Negócios da Flytour Business Travel, e discutiu os caminhos para a utilização estratégica de um programa de hotéis na gestão de viagens corporativas, ao lado de Patrícia Thomas, diretora de Vendas Corporativas da Omnibees, e Ana Prado, Travel Procurement Lead da Syngenta. “A grande provocação do nosso papo foi repensar a necessidade e a jornada do Programa de Hotéis dentro das empresas. O quanto de esforço neste processo gera de fato saving, segurança e melhor experiência ao viajante? Algo que foi muito discutido na GBTA 2024, por exemplo, é o ‘caminho do meio’ como uma verdadeira relação de ganha-ganha, construindo negociações de tarifas flutuantes, porém com teto. Assim, os hotéis estariam mais inclinados a aceitar, flutuando suas receitas em altas ocupações. Na contrapartida, haveria uma previsibilidade maior para os clientes em relação ao orçamento e uma segurança contra tarifas abusivas em picos de ocupação”, comenta Alkimim.

Inovação e Governança na Gestão de Viagens Corporativas

Falando de governança, Lenise Morais, Head de Relacionamento com Clientes da Flytour Business Travel, conduziu o painel na presença de Andrea Matos, gerente executiva da ALAGEV, e Rafael Lanza, líder regional de Viagens para América do Sul e Europa da General Motors. Juntos, os executivos discutiram sobre a figura do gestor de viagens dentro das empresas e a aplicabilidade de tecnologias para uma governança efetiva. “Um dos destaques do nosso painel foi a relevância do gestor de viagens aberto e capacitado para utilizar as novas tecnologias do mercado, fazendo uso constante de uma comunicação clara e assertiva”, comenta Morais.

NDC: o que você precisa saber?

Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev, também marcou presença no Encontro Bridges, conduzindo o painel sobre New Distribution Capability (NDC). Ao lado de Vitor Megale, diretor executivo de Produtos, Pricing e Planejamento de Novos Negócios da BeFly, e Cristina Chern, consultora de Estratégia de Distribuição da Latam, os executivos discutiram a adoção do NDC por grandes companhias aéreas no cenário brasileiro, bem como a importância de flexibilização das políticas de viagem para proporcionar uma experiência cada vez adaptada às exigências corporativas.

Inovação & Inteligência Artificial

Manuela Bernardes conduziu o painel com Alexandre Cordeiro, fundador da Travel Tech Hub e Head de Inovação e Novos Negócios da Viagens Promo, que abordou a importância de se manter aberto(a) às novas tecnologias do turismo, como aplicativos relevantes e oportunidades de melhorias no turismo, benefícios e sinergias que atendem as demandas do mercado de viagens corporativas com alta performance. “A mudança vai acontecer de qualquer forma. Então é melhor estar realmente preparado para a inovação do que apenas deixar com que ela aconteça”, pontua Cordeiro.

Latam e Delta

Para finalizar o encontro, Daniele de Medeiros, coordenadora de Vendas Globais da Latam, e João Guimarães, executivo de Contas Brasil da Delta, apresentaram algumas das experiências de valor proporcionadas pelas companhias áreas.