A Sita, líder global em tecnologia para o setor de transporte aéreo, ampliou a parceria com a Vinci Airports para a implementação de novas soluções tecnológicas em sete aeroportos da Amazônia e a renovação de um acordo com o Aeroporto de Salvador. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para otimizar as operações aeroportuárias e melhorar a experiência dos passageiros, além de reduzir o consumo de combustível das aeronaves.
A parceria, firmada com a Concessionária Amazon Airport, responsável pelos terminais de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Tabatinga e Tefé, prevê a implementação da solução Sita Airport Management. Esta tecnologia visa melhorar a administração das operações de voo e a alocação de recursos fixos, como balcões de check-in e carrosséis de bagagens, além de otimizar os recursos móveis, como a equipe que atua no embarque e desembarque de aeronaves.
Entre os novos sistemas a serem incorporados, estão o Sita Operations Manager, que centraliza os dados operacionais e os alinha aos procedimentos aeroportuários, e o Sita Fixed Resource Manager, que permite uma gestão eficiente dos recursos disponíveis no aeroporto. Para os passageiros, o Sita Information Display System disponibilizará informações atualizadas sobre os voos por meio de telas personalizáveis.
Com a expansão dessas soluções tecnológicas, os oito aeroportos administrados pela Vinci Airports no Brasil poderão consolidar os dados operacionais, monitorar indicadores de desempenho e compartilhar informações com a rede global do grupo, composta por mais de 70 aeroportos em 14 países.
Segundo Shawn Gregor, presidente da Sita nas Américas, “a otimização das operações em aeroportos no Brasil é crucial para acompanhar o crescimento do tráfego aéreo no país. Estamos entusiasmados com a continuidade e expansão de nossa parceria com a Vinci Airports.”
A implementação das novas soluções será realizada ainda no segundo semestre de 2024 e promete contribuir significativamente para a eficiência e qualidade dos serviços prestados aos passageiros e companhias aéreas.
Agenda