O Sebrae-MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, lançou o Manual de Boas Práticas para Projetos de Turismo de Base Comunitária (TBC) com foco no ecoturismo. O documento busca auxiliar consultores, gestores públicos, empreendedores e comunidades no desenvolvimento de projetos de turismo comunitário, oferecendo um guia prático com orientações detalhadas e exemplos inspiradores.

A ideia central do manual é apoiar a criação de experiências turísticas responsáveis e sustentáveis, sempre em harmonia com o meio ambiente e as tradições locais.

O material foi elaborado pelo Instituto Vivejar, uma organização reconhecida por sua atuação em comunidades tradicionais no Brasil, e atende à necessidade de conteúdo qualificado sobre gestão de projetos em TBC, especialmente na interseção com o ecoturismo.

Telcio Prieto Barboza, gestor do Polo Sebrae de Ecoturismo, explica que a criação do manual foi resultado de uma missão técnica ao Amazonas, em 2022, onde se percebeu a importância de aprofundar o conhecimento nesse modelo de turismo.

“Identificamos a necessidade de aprofundar nosso conhecimento sobre TBC, além de aproveitar as oportunidades que surgem da combinação com o ecoturismo”, afirmou Telcio.

Marianne Costa, CEO do Instituto Vivejar e coautora do manual, fará a apresentação oficial da obra no evento Inspira Ecoturismo, em Bonito. Segundo Marianne, o turismo comunitário é um modelo de gestão centrado na autonomia das comunidades, diferente de segmentos como o ecoturismo.

“O turismo de base comunitária surge como um modelo de gestão, baseado na autonomia de decisão das pessoas da própria comunidade”, destacou.

O manual abrange temas fundamentais, como a gestão de projetos com impacto positivo nas comunidades, identificação de potenciais turísticos e uma linha do tempo do TBC no Brasil e no mundo. Além disso, traz links para materiais complementares sobre turismo responsável e comunidades tradicionais.