BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,57

Eventos impulsionam a economia do Rio de Janeiro em setembro

O hábito de viajar para assistir a shows tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros, impulsionando significativamente o setor de turismo, especialmente a hotelaria. Além disso, grandes eventos esportivos, como jogos decisivos e finais de campeonato, também desempenham um papel crucial no aumento da demanda e impacto econômico nas cidades que os recebem.

O Rock in Rio, que retorna ao Rio de Janeiro após dois anos, já tem ingressos praticamente esgotados e atrai fãs de todo o Brasil e do mundo. Para esta edição, é esperado um público de cerca de 760 mil pessoas. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o evento deverá gerar um impacto econômico recorde de R$ 2,9 bilhões para a cidade, o maior desde que as pesquisas começaram, em 2017.

Dados da Maxmilhas, mostram que a procura por passagens e estadias na cidade manteve-se estável em relação à última edição, em 2022, representando em torno de 18% dos passageiros nesse período. No entanto, a média de permanência dos visitantes aumentou de 2 para 3 diárias em hotéis, indicando um maior aproveitamento das atrações locais.

O perfil dos viajantes também se manteve próximo ao de 2022, com pouca variação: 47% dos turistas são viajantes solo, 36% viajam em casal, 13% em grupos de mais de 3 pessoas e 3% com crianças. Copacabana, Centro e Barra da Tijuca continuam sendo os bairros mais procurados para hospedagem, com 42%, 26% e 13% das reservas, respectivamente.

Além do festival de música, o Rio de Janeiro será palco das quartas de final da Copa Libertadores 2024, com jogos de ida marcados para os dias 18 e 19 de setembro, no Estádio Nilton Santos e no Estádio do Maracanã. Estes estádios devem atrair muitos torcedores, intensificando ainda mais a demanda por serviços de turismo e hospedagem.

“Esses eventos são oportunidades valiosas para o setor hoteleiro e turístico maximizar seus serviços e faturamento. Na Maxmilhas, temos observado um aumento significativo na procura por hospedagem durante eventos de grande destaque, e a tendência é que esse impacto positivo se reflita ainda mais nos índices anuais” afirma Sabrina Lorente, Head de Marketing da Maxmilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de pilotos na Aerolíneas Argentinas...

Companhia aérea estima perdas de US$ 1,1 milhão e critica "interesses políticos" por trás da paralisação que impacta voos entre Ezeiza e Aeroparque

São João da Bahia movimenta economia...

Evento reuniu agentes e operadores para reforçar potencial do São João como motor econômico e atrativo turístico em mais de 400 cidades baianas

Hurb esvazia sede e Justiça faz...

Nos últimos dias, dezenas de advogados e oficiais de...

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS