BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Eventos impulsionam a economia do Rio de Janeiro em setembro

O hábito de viajar para assistir a shows tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros, impulsionando significativamente o setor de turismo, especialmente a hotelaria. Além disso, grandes eventos esportivos, como jogos decisivos e finais de campeonato, também desempenham um papel crucial no aumento da demanda e impacto econômico nas cidades que os recebem.

O Rock in Rio, que retorna ao Rio de Janeiro após dois anos, já tem ingressos praticamente esgotados e atrai fãs de todo o Brasil e do mundo. Para esta edição, é esperado um público de cerca de 760 mil pessoas. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o evento deverá gerar um impacto econômico recorde de R$ 2,9 bilhões para a cidade, o maior desde que as pesquisas começaram, em 2017.

Dados da Maxmilhas, mostram que a procura por passagens e estadias na cidade manteve-se estável em relação à última edição, em 2022, representando em torno de 18% dos passageiros nesse período. No entanto, a média de permanência dos visitantes aumentou de 2 para 3 diárias em hotéis, indicando um maior aproveitamento das atrações locais.

O perfil dos viajantes também se manteve próximo ao de 2022, com pouca variação: 47% dos turistas são viajantes solo, 36% viajam em casal, 13% em grupos de mais de 3 pessoas e 3% com crianças. Copacabana, Centro e Barra da Tijuca continuam sendo os bairros mais procurados para hospedagem, com 42%, 26% e 13% das reservas, respectivamente.

Além do festival de música, o Rio de Janeiro será palco das quartas de final da Copa Libertadores 2024, com jogos de ida marcados para os dias 18 e 19 de setembro, no Estádio Nilton Santos e no Estádio do Maracanã. Estes estádios devem atrair muitos torcedores, intensificando ainda mais a demanda por serviços de turismo e hospedagem.

“Esses eventos são oportunidades valiosas para o setor hoteleiro e turístico maximizar seus serviços e faturamento. Na Maxmilhas, temos observado um aumento significativo na procura por hospedagem durante eventos de grande destaque, e a tendência é que esse impacto positivo se reflita ainda mais nos índices anuais” afirma Sabrina Lorente, Head de Marketing da Maxmilhas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

GBTA Insights: IA otimiza, mas papel...

Evento GBTA Insights da Kontik destacou que IA agiliza processos, mas curadoria e interação humana segue essencial

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS