O France Excellence 2024 América Latina segue a todo vapor. Nesta quarta-feira (18), mais uma rodada de conferências foi realizada, desta vez no Rosewood Hotel, em São Paulo. Esteve presente no evento Manuel Flahault, diretor Geral da Air France na América do Sul. O representante da companhia aérea francesa falou sobre os desafios em contribuir com a sustentabilidade na aviação e comentou a expectativa para o lançamento da nova rota da empresa, que ligará Salvador a Paris a partir do dia 28 de outubro. Também foi assunto os novos assentos que serão lançados pela marca em novembro deste ano.

Um dos temas principais do France Excellence em 2024 é a sustentabilidade no mundo do turismo. Flahault comentou sobre as iniciativas da Air France para tornar suas operações menos agressivas ao meio ambiente. Para o executivo, unir uma boa experiência para o cliente com a consciência ambiental é o maior desafio de uma companhia aérea nos dias de hoje.

“O maior desafio de uma marca como a Air France é esse. Como combinar da melhor forma a melhor experiência para os nossos clientes a bordo, incorporando essa dimensão de sustentabilidade, enquanto somos um dos setores mais difíceis de descarbonizar. Hoje, você não tem motores elétricos para a aviação. Não teremos tão cedo, estamos falando mais a longo prazo. Então, esse desafio é gigante. Colocar a sustentabilidade no centro da nossa abordagem é prioridade, com a missão de fazer isso viável”, disse.

Atualmente, a Air France liga importantes cidades brasileiras à Paris utilizando a aeronave mais moderna que tem em sua frota. O Airbus A350 emite 25% menos dióxido de carbono quando comparado a aeronaves de gerações anteriores. Porém, Flahault ressalta que estes aviões são extremamente caros, o que atrapalha a viabilidade da operação. “Cada aeronave custa centenas de milhões de euros. Então, fazer isso viável realmente é um grande desafio para nós”, comentou.

Falando em opções ecológicas, algo que tem sido cada vez mais utilizado por companhias aéreas é o Saf (Sustainable Aviation Fuel). Um combustível sustentável que agride consideravelmente menos o meio ambiente. A Air France foi, em 2023, o maior comprador de Saf no mundo. Ainda assim, é uma fonte muito mais cara do que os combustíveis fósseis tradicionais. “Fazer isso viável é muito difícil. É um desafio que nos obriga a reinventar”, diz Flahault.

Manuel Flahault conversa com Caroline Putnoki durante o France Excellence 2024. (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Air France mira sustentabilidade com novos assentos

Ainda falando sobre opções sustentáveis para a aviação, Manuel Flahault comentou um novo lançamento da Air France. Em novembro, a companhia lançará no Brasil uma nova cabine para seus aviões A350. A novidade contará com assentos remodelados, que prometem pesar menos do que os atualmente utilizados. Isso, além de reduzir o peso da aeronave, resultará em um gasto menor de combustível, reduzindo assim a emissão de dióxido de carbono. “Trabalhamos muito com os fabricantes de de assentos para que esses novos assentos, além de serem mais confortáveis para nossos clientes, também sejam mais leves, o que permite reduzir o peso da aeronave, o consumo de combustível e a emissão de dióxido de carbono”, disse Flahault.

Expectativas para a nova rota Salvador – Paris

Um dos lançamentos mais aguardados para este ano na Air France é a nova rota da companhia que ligará Salvador a Paris a partir do dia 28 de outubro. Em entrevista exclusiva ao Brasilturis, Manuel Flahault abordou o tema. O trajeto será operado três vezes por semana no A350 da companhia. A aeronave disponibiliza de 324 assentos — 34 na cabine Business, 24 na Premium e 266 na cabine Econômica. A expectativa, claro, conforme comentou Flahault, é que haja lotação máxima em todos os voos. Neste cenário, seriam transportados quase 1000 passageiros semanalmente.

“A ambição é fazer de Salvador uma porta de entrada para que os os clientes possam chegar e conectar, se beneficiando da da localização estratégica de Salvador, pois está a menos de 12 horas de distância das principais cidades do interior do Brasil”, disse.

“Esses passageiros não têm que fazer o desvio passando para o Rio de Janeiro, que fica mais ao Sul.  Salvador é 15% mais perto de Paris que o Rio de Janeiro ou São Paulo. Vai permitir que esses passageiros cheguem à Europa mais rapidamente, e também que os turistas cheguem mais cedo no Brasil. Vai contribuir significativamente com o desenvolvimento do turismo no estado da Bahia e do Brasil. Estamos felizes de poder contribuir nisso”, completou Flahault.

Airbus A350 da Air France (Foto: Divulgação)