A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) organizou, na última segunda-feira (16), a sua 3ª Reunião Global das Comunidades de 2024, no Tivoli Mofarrej, em São Paulo. O evento contou com 268 profissionais do setor, sendo 101 presentes fisicamente e 167 participantes on-line.
Com o tema central “GN Alagev Global News – Cadeia Produtiva”, o encontro trouxe discussões sobre compliance, transparência, comunicação eficaz, cadeia de suprimentos, concorrência e negociação. A diretora-executiva da Alagev, Luana Nogueira, destacou a importância da governança e do compliance, ressaltando como novas tecnologias e automação podem aprimorar os processos de negociação, além de alinhar expectativas entre clientes e fornecedores.
O primeiro painel contou com Luana Nogueira (Alagev), Alex Malavazi (Bayer), Cibeli Oliveira (Paytrack), Fabiane Escudero (Sensedia) e Larissa Licatti (Syngenta), discutindo temas como governança e compliance em viagens corporativas. Fabiane Escudero ressaltou a importância de adaptar as políticas de viagem de acordo com a cultura e as necessidades da empresa, enquanto Larissa Licatti enfatizou que o foco do planejamento deve ser o uso inteligente do orçamento, sempre com transparência nas negociações.
Cibeli Oliveira apontou que a tecnologia é uma aliada para facilitar o compliance, tornando os processos mais visíveis e simples de ajustar conforme as necessidades.
Novidades apresentadas
Durante a reunião global, Andrea Matos, gerente executiva da Alagev, anunciou a abertura das inscrições para os minilabs do Lacte, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2025, com 10 temas sugeridos pelas comunidades. Além disso, foram apresentados os novos embaixadores do ciclo 2, que irão incentivar o associativismo e compartilhar boas práticas no mercado.
Outra novidade foi a nomeação de Luciana Salustri como coordenadora de comunidades da Alagev, sendo responsável por gerir as 17 setoriais da entidade, com o objetivo de agregar valor e impulsionar o mercado.
Dinâmicas e discussões em grupo
O evento manteve a tradicional dinâmica em grupos, na qual os participantes discutiram governança corporativa, identificando desafios, soluções e impactos no mercado.
No segundo bloco, Anderson Paranhos (Avipam), Leonardo Stanguetti (Tivoli Mofarrej), Raffaele Cecere (R1 Produções), Ana Paula Zuppi (Gol Linhas Aéreas) e Carolina Goes (CCR) discutiram a integração da cadeia de viagens e eventos. Carolina destacou a importância de estabelecer confiança com os parceiros, enquanto Anderson enfatizou que o mercado está focado em práticas sustentáveis a longo prazo.
Ana Paula Zuppi ressaltou a crescente demanda por relatórios de auditoria e como as companhias aéreas têm se adaptado para atender às novas necessidades dos gestores de viagens. Já Raffaele Cecere discutiu a importância da transparência nas práticas empresariais, afirmando que, no mundo atual, as decisões erradas não podem mais ser ignoradas.
A Alagev apresentou ainda o aplicativo da associação, agora disponível para todas as comunidades, facilitando o networking e centralizando informações. Além disso, foi destacada a realização do primeiro treinamento de boas práticas de governança corporativa, o G-Summit, realizado em junho com foco em ética e transparência.
A próxima Reunião Global já tem data marcada: 18 de novembro de 2024, novamente no Tivoli Mofarrej. O evento terá o apoio da Grupo R1, Inteegra, Tivoli Mofarrej, Vila Siriúba – Ilha Bela e Expressão Studio.
Agenda