Em 2023, o setor de viagens aéreas superou as expectativas, com um crescimento significativo. De acordo com previsões da IATA, esse movimento continuará em ascensão, podendo atingir 8 bilhões de passageiros globais até 2040. A necessidade de uma jornada eficiente para os passageiros será essencial, e, conforme o novo relatório Passenger IT Insights 2024 da SITA, a tecnologia será o fator chave para garantir essa experiência. Os viajantes estão cada vez mais adeptos das soluções digitais, especialmente as disponíveis em dispositivos móveis.
A pesquisa revelou que os passageiros já utilizam seus celulares para etapas importantes da viagem, como reservas, monitoramento do tempo de espera e coleta de bagagens. Indo além, três em cada quatro entrevistados afirmaram que se sentem confortáveis em armazenar seus passaportes no telefone por meio de uma credencial digital segura, acelerando o processo de viagem. Isso destaca a crescente importância das identidades digitais na experiência futura.
O levantamento da SITA também mostrou que 64% dos passageiros consideram a redução de filas nos aeroportos uma prioridade. A biometria tem sido um recurso eficaz para acelerar o processamento, embora metade dos entrevistados manifeste preocupação com a privacidade dos dados. O relatório aponta para a necessidade de maior educação e clareza sobre a segurança e os benefícios da biometria, testada de acordo com padrões rigorosos de proteção de dados. Ainda assim, o nível de aceitação da biometria entre os passageiros é relativamente alto, com uma média de 6,7 em 10.
“Estamos entrando em uma nova era de viagens, onde a demanda sem precedentes se encontra com inovações tecnológicas que têm o potencial de transformar toda a jornada. Os passageiros estão ansiosos para adotar essas soluções digitais que tornam a experiência mais rápida e simplificada. O setor tem a responsabilidade de garantir que os viajantes estejam informados sobre a segurança de dados e o potencial da biometria”, afirma David Lavorel, CEO da SITA.
Outro aspecto importante identificado no relatório é o compromisso dos passageiros com a sustentabilidade. Os viajantes estão dispostos a pagar até 11% a mais no custo da passagem para compensar as emissões de carbono. Mais da metade também se mostrou favorável a mudar seu comportamento, como optar por trajetos mais longos e carregar menos bagagem, para reduzir a pegada de carbono.
“Os passageiros estão enviando uma mensagem clara ao setor: eles compartilham a responsabilidade na transição da aviação para emissões líquidas zero. Sua disposição em compensar carbono e adotar práticas mais sustentáveis complementa o compromisso das companhias aéreas e aeroportos em reduzir o impacto ambiental”, complementa Lavorel.
A pesquisa da SITA foi realizada no segundo trimestre de 2024 e entrevistou mais de 7.000 passageiros em 25 países das Américas, Ásia, Europa, Oriente Médio e África.
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