O setor global de turismo e viagens reportou um total de 456 acordos, entre fusões e aquisições, private equity e financiamentos de risco, entre janeiro e agosto de 2024, representando uma queda de 12,6% no volume de negócios em comparação ao mesmo período de 2023, segundo uma análise da GlobalData. Em 2023, o número total de acordos no setor chegou a 522 no mesmo intervalo.

Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, destacou que a atividade de negócios no setor reflete uma postura mais cautelosa por parte dos investidores, apesar de variações regionais. A América do Norte, Ásia-Pacífico, e América do Sul e Central apresentaram quedas de 32,9%, 17,9% e 21,4%, respectivamente. Por outro lado, a Europa viu um aumento de 12,5% no volume de negócios no período.

Nos Estados Unidos, China, Austrália e França, houve quedas significativas no volume de acordos, com reduções de 32,9%, 44,1%, 25% e 47,6%, respectivamente. Já no Reino Unido, Coreia do Sul e Índia, o volume de acordos permaneceu estável, enquanto Japão, Alemanha e Espanha registraram crescimento.

Além disso, o número de fusões e aquisições e financiamentos de risco diminuiu 9,2% e 25,8%, respectivamente. Em contrapartida, o volume de acordos de private equity permaneceu inalterado.

Bose aponta ainda que as empresas devem manter-se atentas, pois a desaceleração pode indicar uma mudança futura. “Este período de redução do fluxo de negócios pode sinalizar uma mudança iminente, com potencial para realinhamentos estratégicos e investimentos direcionados à medida que o Turismo se adapta às novas realidades pós-pandemia da covid-19 e à evolução das preferências dos consumidores. Os negociadores devem permanecer atentos às tendências e oportunidades emergentes que podem impulsionar o crescimento futuro neste setor dinâmico”, conclui.