Brasília (DF) – O estado de Alagoas está vivenciando uma verdadeira revolução no turismo, com impacto direto na economia, empregabilidade e geração de renda. Segundo dados inéditos revelados por Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, o setor tem sido um dos grandes motores da economia local, com números expressivos em 2024, impulsionados por investimentos estratégicos em infraestrutura e divulgação do destino em nichos de mercado.
“A transformação econômica e social que o turismo trouxe para Alagoas é notável. Hoje, ele é um dos grandes propulsores da nossa economia e da geração de empregos. É uma honra gerir uma pasta tão importante para o estado”, afirmou Bárbara Braga durante a 51ª edição da Abav Expo, feira de Turismo que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF)
Segundo a gestora, entre janeiro e agosto de 2024, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou um aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2023. O número de desembarques de estrangeiros também surpreendeu, com um incremento de 44%. “Esses dados demonstram a eficácia dos investimentos realizados pelo governo estadual, sob a gestão de Paulo Dantas, para fortalecer a infraestrutura turística e ampliar a visibilidade de Alagoas no cenário internacional”, destacou.
Foco no Turismo de Luxo e alta temporada 2024/2025
A estratégia do estado não se limita ao turismo de sol e mar. Alagoas tem investido fortemente no turismo de luxo, participando de eventos internacionais e nacionais voltados para esse público. “Participamos de eventos como a Emotions, na Argentina, e a ILTM, em São Paulo. E agora, na Abav, estamos mais uma vez com todas as regiões turísticas do estado, apresentando nossa gastronomia, artesanato e cultura. Nosso estande está lindo e reflete tudo o que Alagoas tem a oferecer além do sol e mar”, destacou.
A grande expectativa para a alta temporada 2024/2025 também foi tema central. Com o lançamento da campanha “Vira Alagoas”, o estado pretende consolidar-se como a capital nacional do Réveillon, patrocinando os cinco maiores eventos da virada do ano. “Estamos trabalhando para incentivar a venda de assentos em voos extras e teremos o maior número de voos já registrados na história de Alagoas para essa temporada”, revelou a secretária, mencionando os 46 voos extras semanais confirmados pela Azul Viagens e as parcerias com outras operadoras.
Temporada de Cruzeiros 2024/2025: Recordes à Vista
A temporada de cruzeiros também promete ser a maior já registrada no estado. “Nos últimos anos, vimos um crescimento significativo. Em 2021, tivemos 21 paradas, em 2022 esse número subiu para 27, e agora, em 2024, chegaremos a 33 paradas”, revelou. Além disso, o número de leitos ofertados para essa temporada saltará de 140 mil para 148 mil, consolidando Alagoas como um dos principais destinos de cruzeiros no Brasil.
A secretária ressaltou que o objetivo do governo não é apenas atrair os cruzeiristas para visitas rápidas, mas também encantá-los para que retornem e conheçam o estado de forma mais aprofundada. “Queremos que esses turistas explorem nossas sete regiões turísticas, desde os cânions do São Francisco, passando pelos quilombos e o ecoturismo da Caatinga, até a Costa dos Corais”, disse.
Com um planejamento robusto e metas ambiciosas, Alagoas segue no caminho para consolidar-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil, oferecendo experiências diversificadas durante todo o ano. “Nosso maior objetivo é que o turista venha para Alagoas e fique em Alagoas, aproveitando tudo o que o nosso estado tem a oferecer”, concluiu a secretária.
O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.
Agenda