Brasília (DF) – Na noite desta terça-feira (25), a Tap reuniu representantes de companhias, agentes de viagem, operadores e jornalistas no restaurante Mezanino, em Brasília. Durante o evento, a empresa portuguesa detalhou suas novidades para o mercado brasileiro, incluindo a nova rota que ligará Manaus (AM) a Lisboa e o retorno das operações em Porto Alegre (RS).

Em conversa com o Brasilturis, Carlos Antunes, diretor da Tap para a América do Sul, ressaltou a importância do Brasil para a companhia portuguesa, destacando o país como seu principal mercado internacional. Atualmente, 12 cidades brasileiras têm voos diretos para Portugal operados pela Tap.

“Hoje, o Brasil é o mercado internacional mais importante da companhia. A Tap conta com 12 rotas saindo de 12 capitais de estados brasileiros para Portugal. Nós oferecemos aos brasileiros a possibilidade, através de Lisboa e do Porto, de chegarem a toda a Europa. Mas não só às capitais das cidades da Europa, mas também a outras pequenas cidades”, afirma Antunes.

Recentemente, a Tap, que opera mais de 90 voos semanais no Brasil, estreou uma nova rota para o país. Desde o início de setembro, há voos entre Florianópolis (SC) e Lisboa, operados três vezes por semana. “É uma rota que, ao que tudo indica, só tende a crescer. Cumpre a finalidade não só de conectar a capital de Santa Catarina, mas também de conectar o Sul, pois ainda não temos o aeroporto de Porto Alegre operando voos internacionais”, explica Antunes.

Sobre Porto Alegre, há uma expectativa pelo retorno da rota que liga a capital gaúcha a Portugal. Desde que o estado foi afetado por fortes chuvas e enchentes, no primeiro semestre de 2024, o aeroporto está fechado para voos internacionais. “Quando entendermos que há possibilidade de voltar a Porto Alegre, nós voltaremos”, disse Antunes. A previsão é que tudo volte ao normal em 2025. “Esperamos regressar com Porto Alegre em meados do ano que vem”, completou.

Frederic Gossot, diretor de Vendas da TAP (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Frederic Gossot, diretor de Vendas da TAP (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Outro ponto destacado no evento foi a reabertura da rota entre Manaus e Lisboa, que não era operada pela companhia aérea portuguesa desde 2016. “É uma rota muito importante para a Tap que estamos reabrindo. É uma grande oportunidade para viajantes europeus descobrirem Manaus e a Amazônia, mas também para os residentes e viajantes da capital amazonense descobrirem a Europa”, opina Frederic Gossot, diretor de Vendas da companhia.

Gossot reforçou que a empresa continuará investindo no Brasil, dado o papel central do país para a companhia. “O Brasil é o mercado mais importante para a Tap, tanto como destino quanto como mercado. Continuaremos investindo aqui, com a nova rota para Florianópolis, o lançamento da rota para Manaus e, claro, a expectativa de reabrir Porto Alegre assim que possível”, conclui.

O evento em Brasília contou ainda com a participação do ator português Ricardo Pereira e uma apresentação de danças típicas europeias. Os convidados foram servidos com pratos tradicionais portugueses, como arroz de pato, bacalhau e pastéis de nata.