Brasília (DF) – A Azul Viagens registrou um crescimento expressivo de 56% em 2024, até o momento, em comparação ao ano anterior. A expansão é resultado de uma estratégia sólida de diversificação de origem, destinos e produtos, além de um esforço significativo para fortalecer sua base de agências e lojas. Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens, falou sobre as conquistas da empresa e os planos para o segundo semestre durante a 51ª Abav Expo.

“Temos crescido bastante em função da diversificação, tanto de origem quanto de destinos e produtos. Construímos uma base sólida de agências e a expansão de lojas tem sido muito importante para nós”, explicou Giulliana, destacando também o aumento de 15% na oferta de assentos para voos dedicados durante a alta temporada e um crescimento ainda maior, de 30%, na baixa temporada. “Nosso compromisso é manter esses voos dedicados ao longo do ano para reduzir a sazonalidade e garantir uma oferta constante com preços acessíveis ao público de lazer”, completou.

Entre os destinos mais vendidos pela Azul Viagens estão o Nordeste e Orlando, no âmbito internacional. Bariloche também se destacou como uma “grata surpresa” para a operadora, impulsionando o lançamento de pacotes conjugados entre Fort Lauderdale e Buenos Aires. “Esse produto foi muito bem recebido, e estamos otimistas com os resultados”, disse Giulliana.

A Azul Viagens também aposta em pacotes temáticos e focados em experiências, como os lançamentos do Run Disney em parceria com a Disney, e o Paraíso, um produto cultural imersivo voltado ao interior do Brasil. “O mercado está cada vez mais competitivo, e as operadoras precisam se diferenciar oferecendo experiências temáticas. A hotelaria já entendeu essa dinâmica de distribuição, então o que nos diferencia é como tematizamos e envelopamos um pacote”, ressaltou a gerente.

Ao falar sobre o comportamento do consumidor brasileiro, Giulliana apontou a importância de estimular não apenas viagens longas, mas também opções mais curtas e temáticas. “O brasileiro viaja com menos frequência que europeus ou americanos, então precisamos criar estímulos. Viagens tematizadas, como eventos esportivos, têm um apelo forte e são uma tendência que veio para ficar”, concluiu.

Ampliação em número de lojas reforça operação no Sul do país

A Azul Viagens projeta fechar 2024 com mais de 130 lojas em operação no Brasil. Esse crescimento expressivo, que já se consolidou em várias capitais e estados, agora mira novas regiões, com destaque para o Sul do país. Em entrevista ao Brasilturis, Patrícia Gomes, gerente comercial da Azul Viagens, compartilhou os planos da empresa e a estratégia para o próximo ano.

“No começo de 2024, estruturamos nossa operação e decidimos concentrar a abertura de novas lojas no segundo semestre. No ano passado, chegamos à marca de 100 lojas, e em 2024 já atingimos 109. Nossa meta é fechar o ano com 130”, afirmou Patrícia. A expansão segue de forma estratégica, priorizando regiões ainda pouco exploradas pela operadora. “Hoje, no Rio Grande do Sul, temos apenas duas lojas, em Porto Alegre e Caxias do Sul. Para 2025, nosso foco será aumentar nossa presença na região Sul, com novas unidades no Paraná e em Santa Catarina”, completou.

A expansão da Azul Viagens também contempla outras regiões, especialmente as capitais do Nordeste, onde a operadora quer fortalecer sua atuação. O foco não está apenas na abertura de lojas próprias, mas também no fortalecimento das agências multimarcas, que representam uma parte significativa das vendas da Azul Viagens.

Vicente Brasil, gerente comercial da Azul Viagens, reforçou a importância das 5 mil agências multimarcas cadastradas. “Nós observamos que a abertura de novas lojas da Azul Viagens não apenas fortalece nossa marca, mas também aumenta o desempenho das agências multimarcas na região. Elas registraram um crescimento de mais de 40% de 2023 para 2024”, afirmou Vicente. A operadora tem trabalhado para aumentar esse número, com cerca de 400 novas agências buscando cadastro a cada semana.

Para fortalecer a relação com as agências, a Azul Viagens vem realizando road shows comerciais em todo o Brasil. Desde o dia 4 de setembro, a equipe da operadora tem percorrido o país para promover a capacitação e o engajamento dos agentes de viagens. “Nossa meta é realizar 30 roadshows até 6 de novembro, além de investir em campanhas de vendas que premiam mensalmente os agentes que mais se destacam”, explicou Vicente.

Outra novidade é a regionalização de produtos, uma estratégia que visa oferecer pacotes mais temáticos e voltados à cultura local. “Na quinta-feira (26), tivemos uma reunião com todas as secretarias de turismo do Nordeste. Estamos desenvolvendo um projeto de regionalização, que vai colocar produtos mais regionais na prateleira dos agentes de viagens”, revelou Patrícia. Segundo ela, essa abordagem está alinhada com a filosofia da Azul Viagens, que quer desbravar novos territórios e expandir o turismo para além dos tradicionais destinos de sol e praia.

Com essa combinação de expansão física e inovação em produtos, a Azul Viagens segue consolidando sua presença no mercado de turismo, apostando na diversificação de destinos e na regionalização de experiências para atrair ainda mais viajantes.

O Brasilturis realiza a cobertura da 51ª Abav Expo com o apoio do Manhattan Plaza Hotel da rede Plaza Brasília Hotéis, da Mundi Transport Executive e com proteção Affinity Seguro Viagem.