A temporada 2024/2025 de cruzeiros marítimos na Bahia começará em grande estilo no dia 31 de outubro, com a chegada do navio SH Vega, da Swan Hellenic, ao porto de Salvador. O estado também receberá operações em Ilhéus e Porto Seguro, movimentando o turismo nas principais regiões turísticas da Bahia.

Para garantir o sucesso da temporada, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) reuniu-se no dia 30 de setembro com diversas instituições públicas e privadas. O encontro definiu estratégias para acolhimento, infraestrutura, segurança e logística, visando proporcionar uma experiência única aos cruzeiristas.

“O turismo envolve ações transversais dos agentes que atuam no setor. Por isso, o Governo do Estado lidera o processo de recepção aos cruzeiros, em parceria com outras instituições, para que tenhamos uma temporada exitosa”, destacou Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA. A parceria inclui também as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Cultura (Secult), além da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), o Terminal Marítimo Contermas e a Prefeitura de Salvador.

O gerente do porto de Salvador, Luís Felipe de Menezes, reforçou a importância da cooperação: “Essa ação conjunta é fundamental. O Brasil vive um novo momento de diálogo entre os órgãos, beneficiando turistas e a economia local.”

O setor de turismo está otimista com os resultados. Jean Paul Gonze, presidente da Abav-BA, destacou que “o setor está preparado para oferecer uma experiência exemplar aos cruzeiristas, que se tornarão embaixadores da Bahia”. Além disso, o Batalhão de Policiamento Turístico (BepTur) garantirá a segurança nos principais pontos turísticos do estado.

A Bahia espera repetir o sucesso da temporada passada, quando a integração entre as instituições foi apontada como fator decisivo para os resultados positivos.