A segunda edição da Travel Next Minas, realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2024 no Expominas, em Belo Horizonte (MG), consolidou-se como um dos principais eventos do setor turístico no Brasil. Com um crescimento expressivo em comparação à sua primeira edição, o evento ultrapassou a marca de 5 mil visitantes e gerou cerca de R$ 60 milhões em negócios, reafirmando a importância de Minas Gerais como hub turístico e aéreo no cenário nacional.

Rubia Coser, diretora da feira, afirma que o sucesso desta edição se deve a um público qualificado e bem-selecionado, fruto da parceria estratégica com 22 operadoras âncoras, o dobro em relação à edição anterior. “Não são quaisquer agentes de viagens, mas profissionais que foram escolhidos a dedo, com grande potencial de geração de negócios,” explica Rubia. A expectativa inicial de público foi superada, com a presença de 5,1 mil visitantes, um aumento significativo em relação aos 3,5 mil registrados na primeira edição.

Além do crescimento no número de participantes, a feira também dobrou sua área de exposição, passando de 2,5 mil para 6,1 mil metros quadrados, com a presença de 600 marcas expositoras, destacando-se nomes de peso como a rede Belmond e Fasano, além de destinos internacionais como Washington, Marrocos e Curaçao.

A diretora também destacou a relevância desses números para a consolidação do evento. “A conversão de negócios nesta edição foi extraordinária e mostra que estamos no caminho certo para fazer da Travel Next Minas uma referência no setor,” complementa.

Inovação e capacitação

Um dos grandes destaques deste ano foi a integração de novas tecnologias e o incentivo à capacitação dos agentes de viagens. O Lounge Travel Tech, por exemplo, foi um espaço interativo onde os participantes puderam experimentar e interagir com ferramentas tecnológicas voltadas para o Turismo, como um avatar que coletava dados dos visitantes e um sistema de gamificação desenvolvido por Daniel Turbox, especialista em inovação, automação e tecnologias para o setor.

“Criamos um ambiente onde o agente de viagens pode experimentar, brincar e perceber que essas tecnologias não são um bicho de sete cabeças,” afirmou Rubia. “A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes, que viram na tecnologia um recurso indispensável para o futuro do setor”, garante a executiva.

Além disso, a consultoria voltada para automação e robótica, também liderada por Turbox, teve como objetivo desmistificar o uso de novas ferramentas e preparar os agentes para os desafios futuros. “Queremos que eles saiam do evento com a sensação de que aprenderam algo novo, que estão mais bem preparados para as novas realidades do mercado” explicou o especialista.

Travel Lux

Outro ponto de destaque da Travel Next Minas foi o fortalecimento do turismo de luxo, com a criação de um espaço exclusivo, o Travel Lux, que contou com 11 expositores e atraiu 215 agências de viagens especializadas.

Marcelo Zingalli, curador do espaço, celebrou a iniciativa e ressaltou os resultados do evento como muito além das expectativas. “Capacitamos empresas com potencial para atuar no turismo de luxo e colocamos essas agências em contato direto com grandes marcas do setor. Foi um sucesso”, comenta o profissional com mais de uma década de atuação no segmento.

A presença do Travel Lux é uma resposta ao crescente interesse dos viajantes pelo turismo de alto padrão, um segmento que vem ganhando destaque nas demandas dos agentes de viagens. Rubia reforça a importância desse nicho, que deve continuar em expansão nas próximas edições: “Estamos preparando novas oportunidades e mais espaços dedicados ao luxo para 2025, com mais empresas participando”, complementa.

Sustentabilidade

A edição deste ano contou também com o lançamento do projeto Hub Criativos Sustentáveis. O espaço atuou como uma plataforma dedicada à exposição, divulgação e comercialização de produtos e serviços de pequenos produtores locais, artesanato, marcas sustentáveis e projetos sociais. Sob curadoria de Rodrigo Cezario, especialista em gestão de sustentabilidade com mais de 20 anos de experiência na economia criativa, o Hub Criativos Sustentáveis foi uma iniciativa pioneira que visava promover a temática ESG de forma prática e objetiva.

“Já pensávamos em um projeto que trouxesse à tona a sustentabilidade de maneira técnica e aplicável. Esta edição serviu como uma semente, e nas próximas ampliaremos o espaço para discutir e promover práticas inovadoras,” afirma Aline Glaeser, diretora da Travel Next Minas.

Com quase dez empresas participantes, o Hub ofereceu uma oportunidade para fortalecer a economia local e fomentar práticas de responsabilidade social. “Estamos muito felizes com essa parceria, que abre portas para o desenvolvimento sustentável através da economia criativa,” acrescenta Cezario, que também é fundador da Cezario ESG, empresa de consultoria em sustentabilidade.
Integração

O projeto Integração Trade – fundado por Ana Paula Ramazzini, Gabriella Arruda, Karla Tanaka, Priscila Zarichta e Silvia Junqueira – também contou com um espaço especial na feira de Turismo. A iniciativa teve como objetivo promover a troca de experiências, compartilhar cases de sucesso e disseminar informações relevantes para o setor. “Participar da Travel Next Minas oferece inúmeras vantagens, como networking e acesso às últimas novidades e tendências do setor”, destacou Ana.

Fundada em março de 2020, em resposta aos desafios impostos pela pandemia, a Integração Trade surgiu como uma iniciativa colaborativa para apoiar agentes de viagens diante dos cancelamentos e dificuldades de comunicação da época. “No início da pandemia, muitos agentes de viagem ficaram desorientados com os cancelamentos e remarcações. Tínhamos dificuldades para obter informações e respostas. A Integração Trade surgiu como uma solução facilitadora nesse momento crítico”, relembra Ana Paula.

Hoje, o projeto continua a crescer, mantendo o foco colaborativo e impulsionando agências a se desenvolverem. Em seus quatro anos de existência, a Integração Trade já reúne mais de 5,3 mil agentes de viagens nacionais e internacionais.

Minas Gerais como parceiro estratégico

A parceria com o estado de Minas Gerais também foi crucial para o sucesso do evento. Rubia explica que a sinergia com o governo mineiro, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), foi um dos pilares da realização da feira. “Nós escolhemos Minas Gerais e o estado nos acolheu.

Leônidas José de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, destacou a importância da integração entre cultura e turismo para o desenvolvimento do estado. “Minas Gerais é um estado que abraça tanto a tecnologia quanto as tradições. Temos um patrimônio histórico riquíssimo e, ao mesmo tempo, um carnaval que é exemplo de inovação e criatividade,” afirmou Oliveira, ressaltando a transversalidade dos setores para o crescimento do turismo.

O estande de Minas Gerais trouxe elementos emblemáticos da cultura local, com foco na rica gastronomia e nas tradições mineiras, destacando o potencial do estado como destino turístico. Além disso, o secretário reforçou a relevância econômica do setor, que gerou mais de 52 mil empregos nos últimos 12 meses. “Minas Gerais já lidera o crescimento do turismo no Brasil, com percentuais bem acima da média nacional,” completou Oliveira.

Próximo ano confirmado

Menos de uma semana após o encerramento da edição de 2024, a organização da Travel Next Minas já confirmou a realização da feira nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, novamente no Expominas BH.

Rubia contou ainda que a expectativa para o próximo ano é expandir ainda mais o evento, com a possibilidade de dobrar o espaço físico para 11 mil metros quadrados e incluir novas segmentações, além de reforçar a parceria com o estado de Minas Gerais.
“Ainda estamos no processo de definição das estratégias para 2025, mas nossa meta é crescer sem perder a qualidade. Queremos continuar entregando um evento que realmente faça a diferença para a indústria do Turismo,” concluiu Rubia.