Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e ao Dia Nacional do Idoso, celebrados em 1º de outubro, o Ministério do Turismo (MTur) destacou a importância de um atendimento especializado aos turistas com mais de 60 anos. Para apoiar os prestadores de serviços turísticos, o órgão disponibilizou a cartilha digital “Dicas para atender bem turistas idosos”, que tem como objetivo promover dignidade, respeito e satisfação durante as viagens dessa faixa etária.

O material desenvolvido pelo Ministério do Turismo reúne orientações para identificar as necessidades específicas do idoso, além de destacar a importância da acessibilidade e da segurança em atividades recreativas e instalações turísticas. Entre as recomendações estão a instalação de pisos antiderrapantes, corrimões em escadas, rampas para piscinas e adaptações em meios de transporte. “Esses cuidados são fundamentais para garantir uma experiência segura e agradável ao turista idoso, que é um público crescente no Brasil”, afirma o MTur.

Turismo 60+: potencial na baixa temporada

O público com mais de 60 anos tem se mostrado um grupo relevante para o turismo nacional, especialmente fora dos períodos de alta temporada. Para incentivar esse segmento, o MTur também promove ações como o programa “Conheça o Brasil”, que oferece condições diferenciadas para viagens domésticas, como aumento da oferta de voos e a possibilidade de “stopover” em várias cidades.

Essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que buscam promover o envelhecimento saudável e aumentar a inclusão social dos idosos em diversas áreas, incluindo o turismo.

Com essas orientações, o Ministério do Turismo espera que o setor se prepare para receber cada vez melhor essa faixa etária, contribuindo para um turismo mais inclusivo e seguro no Brasil.