A melhoria da infraestrutura turística é considerada o maior desafio para o turismo em Florianópolis, conforme aponta um estudo elaborado pelo Destino Floripa & Região, entidade que representa empresas do segmento de hotéis, bares, lazer e serviços na região. O dossiê, baseado em dados coletados junto aos associados da entidade, foi entregue aos candidatos à prefeitura da capital catarinense como parte de uma estratégia para melhorar a promoção do destino e fortalecer as políticas públicas voltadas ao setor.

De acordo com Mario Costa Junior, presidente do Destino Floripa, o estudo buscou um olhar abrangente sobre as necessidades do trade e os problemas que afetam a chegada de turistas à cidade. “Tivemos um olhar mais abrangente, pontuando não apenas os problemas do trade, mas em especial aqueles que impactam a vinda de turistas para a cidade”, explicou.

Entre os candidatos que já receberam o documento em reuniões presenciais estão Maria Cláudia, candidata a vice-prefeita na chapa de Dário Berger, além dos candidatos Marquito, Pedrão e Topázio. A entidade aguarda a definição de datas com os demais postulantes ao cargo.

Infraestrutura é a principal demanda do setor

A falta de infraestrutura turística, como banheiros nas praias e vias de acesso adequadas, foi apontada por 31% dos associados como o principal problema da cidade. Esse também é o tipo de apoio mais demandado por 64,1% dos participantes. Além disso, 84,6% dos entrevistados identificaram o investimento em infraestrutura como a ação prioritária para a gestão pública municipal, seguido da promoção turística nacional e internacional (76,9%) e do incentivo à criação de novos equipamentos e atrações (64,1%).

O estudo também destacou a importância de diversificar as atrações turísticas da cidade para reduzir a dependência das praias e atrair visitantes durante todo o ano. “A criação de novas atrações, como espaços culturais e estruturas para eventos indoor, surge como uma das maiores necessidades, apontada por mais de 30% dos associados”, revela o documento. As belezas naturais (28%) e a infraestrutura privada, como o novo aeroporto e a rede hoteleira diversificada (26%), foram identificadas como os principais pontos fortes do turismo na região.

Mobilidade urbana e planejamento estratégico também preocupam

Além da infraestrutura, 74,4% dos associados identificaram a mobilidade urbana deficiente como um dos maiores entraves para o desenvolvimento do turismo em Florianópolis, enquanto 48,7% mencionaram a falta de planejamento estratégico como um problema significativo. Outras questões incluem a escassez de novos produtos e serviços turísticos (48,7%) e a falta de uma promoção eficiente do destino (43,6%).

Para solucionar esses problemas, a melhoria na comunicação entre o poder público e o trade turístico foi a principal sugestão, apontada por 26% dos participantes. A criação de parcerias público-privadas (15%) e a escolha de gestores com conhecimento técnico e dedicação ao setor também foram destacadas como estratégias para impulsionar o desenvolvimento turístico da cidade.

Com este estudo, o Destino Floripa espera que as demandas do setor sejam incorporadas nas propostas dos candidatos, resultando em uma gestão mais eficaz e voltada para a maximização dos benefícios econômicos do turismo para a cidade. “Nosso objetivo é que esse estudo sirva de base para a formulação de propostas concretas, aprimorando a promoção do destino e a infraestrutura turística”, concluiu Mario Costa Junior.